Contas de luz, água e aluguel de ponto costumam somar uma boa quantia de gastos fixos na planilha de um franqueado. Já os modelos de negócios móveis como food trucks não apresentam a necessidade de todos esses dispêndios.
E mesmo com as vantagens citadas, o negócio sobre rodas ainda é pouco explorado por redes franqueadoras. De acordo com a Pesquisa Setorial ABF (Associação Brasileira de Franchising) Food Service 2018, 24,3% das redes do segmento consideram o food truck um modelo interessante para expansão.
Já outro levantamento da ABF indica que atualmente o modelo representa somente 0,03% do total de unidades do franchising brasileiro. Para Bruno Queiroz, sócio-fundador da Los Ogros – rede de food trucks de hambúrguer – a opção dos trucks representa mais autonomia para o empreendedor e flexibilidade quanto ao período a ser trabalhado. Ele pode escolher os dias e horários de funcionamento que melhor se enquadrem na rotina dele.
“Além do franqueado poder circular pelas cidades em busca dos melhores eventos que ele pode participar, há também uma questão muito importante que é a economia com menos gastos fixos. Outra coisa, ele não vai precisar contratar muitos funcionários pelo espaço na cozinha no truck, por exemplo”, explica Queiroz.
A rede hoje conta com dez unidades de franquia em operação e tem como perspectiva inaugurar uma a cada mês.