Em meio a uma economia que apresenta alta do juros e inflação elevada, as pequenas e médias empresas encontram-se em crescimento. O Índice Omie de Desempenho Econômico (IODE), realizado em maio, observa um avanço de 9,3% no setor ao longo do primeiro trimestre de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021. Diante deste contexto, o franchising mostra-se uma ótima alternativa para ingressar no empreendedorismo.
Nos três primeiros meses do ano, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) registrou um faturamento de R$ 43,4 bilhões, sendo que um dos segmentos que mais esteve em destaque foi o de Alimentação, com crescimento de 7%, principalmente em razão da busca frequente dos brasileiros por alimentos prontos e rápidos. Para aqueles que desejam aproveitar o aquecimento desses mercados para se tornar dono do próprio ainda esse ano, confira as franquias que estão fazendo a diferença neste segmento:
A rede de minimercados autônomos atua no conceito de honest market ao operar 24 horas por dia, sete dias por semana e sem intermediários para a realização das compras. Ao todo, a marca oferece ao consumidor uma média de 700 produtos, que vão desde congelados a itens de limpeza e higiene pessoal. Com investimento inicial a partir de R$ 42 mil, que inclui taxa de franquia e instalação, o retorno é de 10 a 18 meses.
A primeira e maior rede de franquias de restaurantes veganos do Brasil oferece receitas saborosas e premiadas no seu cardápio, como a coxinha de jaca. Com a proposta de ser um lugar onde todos podem comer, inclusive, dos não veganos e vegetarianos, a rede tem três modelos de negócios, como loja, com investimento inicial de R$ 200 mil a 240 mil, e os modelos quiosque e pocket, com investimento a partir de R$ 150 mil. Todos incluem a taxa de franquia e o retorno é de 18 a 36 meses.
A rede de cafés especiais trabalha com o conceito ‘To Go’, com atendimento digitalizado que oferece agilidade e liberdade ao cliente para tomar a bebida onde quiser. No cardápio são mais de 100 sabores, desde o clássico coado até drinques gelados com café de grão especial. Presente em 17 estados brasileiros, a franquia já alcança mais de 200 unidades em operação e conta com 500 lojas vendidas. Com investimento inicial de R$ 150 mil, já com a taxa de franquia, tem prazo de retorno de 18 a 24 meses.
Com mais de 20 anos de experiência, a rede de pizzarias leva qualidade e sabor à casa dos clientes. A franqueadora conta também com uma Central de Produção e Distribuição, na cidade de Indaiatuba (SP), que tem por objetivo oferecer cursos e proporcionar a transferência de know how aos novos franqueados. O investimento em uma unidade começa a partir de R$ 269 mil, incluindo a taxa de franquia, reforma predial, equipamentos, verba para planejamento de mídia inicial, projeto arquitetônico e fachada. O prazo de retorno é de 18 a 36 meses.
A franquia pioneira em bolos caseiros possui mais de 400 unidades em todo o Brasil e fabrica mais de 40 mil bolos diariamente em suas lojas. Em seu cardápio, a rede mantém uma rigorosa qualidade dos produtos oferecidos, não incluem conservantes nas preparações e apresenta mais de 100 sabores de bolos, incluindo versões diet, integral, funcional, Bolo Caseiro no Pote e bolos baby. Oferece também tortas, cucas e bolos de aniversário. Com o modelo de microfranquias, cada unidade tem um investimento inicial de R$ 95 mil, com taxa de franquia e implantação, e com prazo de retorno em até 24 meses.
Rede de fast-food de alimentação saudável, possui mais de 500 unidades em operação em 24 estados brasileiros e está em processo de internacionalização para fincar sua bandeira na Europa e EUA. A franquia oferece refeições, sanduíches e outras iguarias saudáveis, como estrogonofe de biomassa de banana e sucos funcionais, além de um cardápio low carb. Para os interessados, o investimento inicial é a partir de R$ 6 mil com taxa de franquia inclusa e com retorno previsto de 4 a 12 meses.