Nada de pensar em crise. A ordem nas franqueadoras Água Doce, Restaura Jeans, The Kids Club e Amiste Café é crescer. A seguir, os franqueadores revelam os planos para o ano que agora se inicia.
Água Doce: novo modelo de franquia à vista
A Água Doce Sabores do Brasil, rede composta por quase noventa casas, presentes nas cinco regiões brasileiras, fez de 2015 o ano do fortalecimento de sua rede.
Num esforço coletivo, investiu em promoções e treinamentos para manter o faturamento da rede.
Ainda mais forte, a rede já tem duas inaugurações programadas para 2016, em Taubaté (SP) e Caxias (MA). A meta do ano é aumentar o faturamento da rede em 15% .
A rede reforçará, ainda, os investimentos em divulgação, com campanhas publicitárias veiculadas em TV. Além disso, lançará um novo modelo de franquia, mais enxuto, para shoppings, galerias e centros comerciais, chamado de Express. “Em breve, as informações – que ainda estão sendo revistas – serão divulgadas ao mercado”, avisa o diretor de franquias Julio Bertolucci.
Restaura Jeans: rede lançará programa de pontos e fidelização
A Restaura Jeans – rede que possui 262 lojas que oferecem um mix completo de serviços para roupas e artigos de couro – comemorou o aumento de 15% no seu faturamento em 2015 em comparação com o ano anterior: juntas, as lojas faturaram R$ 80 milhões.
Em 2016, a ordem é seguir profissionalizando a rede. Investimentos em treinamento, consultorias e campanhas de marketing para melhorar a qualidade e rentabilidade das operações serão mantidos e reforçadas. Expandir o número de lojas em todo o Brasil também faz parte dos planos.
No segmento de marketing e publicidade, a rede investirá em campanhas publicitárias que serão veiculadas, a partir de janeiro, nos canais de TV paga – GNT e Viva – e na revista Manequim.
Porém, segundo o diretor Paulo Conrad, a grande inovação de 2016 será o programa de pontos e fidelização. “A cada real gasto, o consumidor ganhará um ponto que poderá ser trocado por serviços da própria rede. Nosso investimento em melhorias para o consumidor mostra aos clientes e franqueados, novos e antigos, que investir na Restaura Jeans é compensador”, destaca.
The Kids Club: Programa de Capacitação de Gestão em Franquias
A The Kids Club – rede especialista em ensino de inglês para crianças de 2 a 11 anos, que conta com mais de 100 franquias pelo País – investiu, em 2015, em tecnologia, estratégias de fidelização e qualificação da rede franqueada.
E quando o assunto é a capacitação dos franqueados, o trabalho segue firme em 2016: “Através de treinamentos, do uso de sistema de gestão unificado e da parceria com o Canal do Franchising, com a implantação do Programa de Capacitação de Gestão em Franquias, vamos aperfeiçoar o desempenho da rede”, avisa a franqueadora Sylvia e Moraes Barros. A franqueadora também continuará investindo na reestruturação interna – iniciada no ano passado – para melhorar ainda mais o suporte ao franqueado.
Além disso, a The Kids Club investirá fortemente em ações de marketing e nas mídias sociais em busca de novos clientes e franqueados. A expectativa é que a marca cresça 30% em relação a 2015, preferencialmente, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Amiste Café: atuação estratégica
A Amiste Café, rede de franquias especializada na locação de máquinas automáticas de café e bebidas quentes, registrou em 2015 um faturamento de R$ 4,5 milhões, 30% a mais em comparação com 2014. A rede, embora jovem, se profissionaliza a cada dia com o objetivo de crescer, mostrando aos investidores como este mercado é lucrativo e ainda pouco explorado.
Em 2016, a rede, que possui uma franquia em Curitiba e quatro unidades próprias, localizadas em Londrina, Maringá, Campo Grande e Belo Horizonte, pretende crescer 20% em comparação com este ano. Segundo o franqueador Eduardo Vicente, entre os planos da marca estão previstas três novas franquias em Goiás, Espírito Santo e Minas Gerais.
“No próximo ano, apostaremos também em treinamentos e engajamento de colaboradores com metas individuais em hierarquias diversas na empresa, desde o auxiliar administrativo, até o entregador de insumos: todos serão ainda mais motivados com base em nossos indicadores definidos em 2015. Nosso foco será uma atuação estratégica, que visa aos interesses da marca: maior retenção e fidelização de clientes bem como a abertura de novas unidades”, explica o empreendedor. Vendas inteligentes e captação de clientes mais eficaz são outras metas a serem alcançadas.
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