Água Doce: ferramentas estratégicas para franqueados e promoções para driblar a crise

Publicado em 15/12/2015 por Imprensa

Rede que há mais de 20 anos oferece o melhor dos Sabores do Brasil comemora lançamento da Uniaguadoce, celebra a união dos franqueados e colaboradores para o sucesso num ano tão desafiador

Em um ano tão desafiador como 2015, a maioria das empresas precisou rever suas estratégias e planejamentos para continuar crescendo e se destacando no mercado. Foi o caso da Água Doce Sabores do Brasil, rede composta por quase noventa casas, presentes nas cinco regiões brasileiras, que aproveitou o delicado momento econômico vivenciado pelo país para promover ajustes em seus processos e propiciar inovação em suas unidades.


“O esforço foi coletivo. Em conjunto com as franquias, aprendemos a controlar nossas informações e a usá-las estrategicamente para atingir nossa principal meta: não deixar que o nosso faturamento fosse abalado pela crise”, detalha Julio Bertolucci, diretor de franquias da rede. “Nossos clientes diminuíram a frequência de suas visitas às casas e a estratégia foi fazer com que os mesmos consumissem mais. Para isso, foram criados incentivos de vendas e também ações de engajamento junto aos clientes”.


De acordo com o diretor, até as unidades que não costumavam fazer promoções passaram a se movimentar. “Todas atuaram para fidelizar os clientes e aumentar seu tíquete médio de consumo”, exemplifica.


Já a franqueadora apostou em promoções e treinamentos constantes, tanto presenciais como online. A grande novidade que agitou o ano da franquia foi o lançamento da Uniaguadoce, universidade corporativa que visa capacitar os franqueados e colaboradores da rede. Online e interativa, a ferramenta compartilha conteúdo relevante para que franqueados, gerentes, cozinheiros, barmen e garçons possam ter acesso a materiais exclusivos, voltados a cada área de atuação específica.


“O retorno da Uniaguadoce foi muito positivo, pois nossos franqueados ficaram ainda mais engajados e comprometidos com o aprimoramento profissional. Os serviços prestados aos clientes foram aperfeiçoados, pois os empreendedores da Água Doce profissionalizaram seus processos. Metas que antes ficavam no papel foram postas em prática”, comemora Bertolucci.


Celebração – Em 2015, várias casas da Água Doce receberam o selo de qualidade oferecido pelo Programa Alimento Seguro (PAS); Ribeirão Preto, Tupã, Avaré, Guarapuava, Blumenau, Rio do Sul, Barretos e Toledo. Concedido pelo Sebrae, o selo atesta que estas unidades oferecem a seus clientes alimentos “seguros”, ou seja livres de contaminação, e que são adquiridos, conservados e manipulados respeitando as legislações municipal, estadual e federal da Anvisa, a Agência de Vigilância Sanitária.


Já a franqueadora recebeu da ABF – a Associação Brasileira de Franchising - uma homenagem especial por fazer parte do grupo de franqueadoras que recebem o Selo de Excelência em Franchising há mais de dez anos consecutivamente – um grupo de apenas 1% do total de franqueadoras do mercado. “Nós não nos acomodamos, estamos buscando sempre melhorar”, explica o franqueador Delfino Golfeto, quando perguntado sobre a razão do sucesso.


De acordo com ele, isso significa trabalhar com empenho para melhorar cada aspecto deficitário apontado na pesquisa de satisfação feita com os franqueados. “Quando fizemos a pesquisa pela primeira vez, a nota foi 77 ou 78. E, apesar de parecer boa, entendi que não foi, que era preciso melhorar. E assim continuamos até hoje e, por isso, já chegamos a ter mais de 93 pontos na pesquisa (cujo valor máximo é 100)”, diz.


2016 – A Água Doce já tem duas inaugurações programadas para 2016, em Taubaté (SP) e Caxias (MA). A meta do ano é aumentar o faturamento da rede em 15% .


No entanto, Bertolucci só acredita ser possível atingir esta meta se a rede mantiver o ritmo conquistado nos últimos doze meses, oferecendo inovação com produtos e serviços de alta qualidade.


A rede reforçará os investimentos em divulgação, com campanhas publicitárias veiculadas em TV. Além disso, lançará um novo modelo de franquia, mais enxuto, para shoppings, galerias e centros comerciais, chamado de Express. “Em breve, as informações – que ainda estão sendo revistas – serão divulgadas ao mercado”, avisa o diretor.


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Palavras-chaves: Franquias , Franquias de alimentação , Gestão de franquias , Água Doce , Fidelização de clientes