Agronegócio desponta como motor importante para o setor de franquias no Brasil

Presente no franchising desde junho, Naval Fertilizantes tem plano agressivo de expansão, com a meta de chegar a 140 unidades e faturar R$ 210 milhões no ano agrícola 25/26

O estudo que analisa o faturamento no primeiro semestre de 2024 do mercado de franquias em 30 cidades pelo Brasil, divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), aponta o impacto positivo do agronegócio no setor. De acordo com o levantamento, do Ranking das 30, quatro capitais têm forte associação com o Agro: Goiânia, Campo Grande, Cuiabá e Brasília, com crescimentos variando de 14,16% a 25,59%. Entre as não-capitais aparecem 13 municípios, com destaque para o interior paulista e grande São Paulo: Barueri, São José do Rio Preto, Sorocaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Jundiaí, Campinas, Santo André, além de Uberlândia (MG), Londrina (PR) e Niterói (RJ), com crescimentos variando de 7,02% a 20,85%.

Criada em 2014, em Campo Novo do Parecis (MT), a Naval Fertilizantes, empresa especializada em produtos biológicos, nutrição e tecnologia de aplicação para lavouras e pastagens, entrou no franchising em junho deste ano, com a meta de chegar a 140 unidades e faturar R$ 210 milhões no ano agrícola 25/26, com modelos de negócios focados em vendedores que já atuam com sucesso no segmento do agro.

A estratégia de expansão de Luís Schiavo, CEO e fundador da empresa, visa ampliar a atuação no país e ser a porta de entrada para os trabalhadores que exercem funções relacionadas ao agronegócio virarem empreendedores. “O modelo de franquias permite levar a estes profissionais que atuam no campo um formato de negócio consolidado, testado, com alta rentabilidade e com o know-how necessário para empreender, além de oferecer condições comerciais competitivas, por se tratar de uma rede ”, destaca o executivo.

Para Vinicius Barreto, especialista em franquia e vice-presidente da vertical Scale UP do Ecossistema 300 Franchising, trazer o agro para o franchising é uma união muito poderosa como forma de expandir e criar marcas fortes no setor. “Há um movimento crescente, especialmente entre as microfranquias, onde o valor de investimento é menor, para atender serviços na área do agro”, diz Barreto. Para o especialista, o mercado de franchising no agro deve crescer muito nos próximos anos, tanto a procura de empreendedores querendo formatar um modelo de negócio, como pessoas optando por franquias, principalmente nas regiões em que o agronegócio é forte.

“Há um aumento mundial no consumo de alimentos e a área de plantio que temos hoje está saturada, por isso não vai suprir a demanda. A tecnologia em genética de plantas, aliada a fertilizantes especiais será o caminho para aumentar a produção dentro da mesma área de plantio, viabilizando as franquias no agronegócio”, finaliza Schiavo.