AF Crédito aposta em modelo com investimento barato para expansão da rede de franquia

Rede oferece soluções como consórcios, empréstimo, seguros e financiamentos através de modelo home office, loja física e totem

O mercado de crédito vem crescendo de forma robusta nos últimos anos. Após um crescimento atípico em 2020 e 2021, a carteira total de crédito manteve-se em ritmo crescente no ano passado e tudo indica que esse crescimento continuará em 2023. É o que apontam dados recém-divulgados pela Pesquisa Febraban de Economia Bancária e Expectativas, na qual é esperado crescimento de 8,2% em 2023, enquanto que em 2019, antes da pandemia, alcançou margem de 6,5%.

Empresas do setor comemoram os resultados. Exemplo disso é a franquia AF Crédito Soluções Financeiras – especializada em oferecer aos clientes soluções como consórcios, empréstimos, seguros e financiamentos, que somente em 2022 cresceu 170% em unidades.

“Durante e pós-pandemia foi um dos melhores momentos para o segmento de crédito, devido à queda da taxa Selic que refletiu na diminuição de juros dos empréstimos. Além do mais, o governo tomou medidas para fomentar ainda mais esse mercado de crédito como o aumento de margem consignável que inicialmente era provisório e posteriormente se tornou definitivo. O setor de seguros também vem em plena expansão. É um setor que cresce muito com cenários incertos como foi a pandemia e hoje as pessoas compreendem bem a importância de se planejar, cuidar da saúde e das finanças. Ter um seguro, seja ele residencial, de automóvel, de vida… enfim, nunca foi tão essencial como o atual momento que vivemos”, analisa Fabio Donizete, CEO e fundador da AF Crédito.

Know-how

A AF Crédito pertence à holding AF 360 Franchising, detentora também da marca AF Energy (energia solar). Nascida em 2013 em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, a AF Crédito está sob o comando do empresário Fabio Donizete que após muito estudo de mercado entrou para o franchising em 2019 com o propósito de oferecer soluções em crédito e seguros de forma simples e rápida, principalmente sem burocracia.

A rede atende pessoas físicas e jurídicas com soluções em crédito para os segmentos de consórcio, imóveis e veículos, com tecnologia que permite uma simulação online e atendimento remoto para as necessidades do cliente.

Microfranquia inovadora

A AF Crédito oferece três modelos de negócios com baixo investimento ao franqueado e mais de 150 produtos a serem comercializados:

Home office: Esse formato possibilita o franqueado trabalhar diretamente de casa utilizando a estrutura que já possui. O investimento é de R$ 24 mil (incluso taxa de franquia e capital de giro), com faturamento bruto de R$ 10 mil (referente às comissões auferidas), e prazo de retorno estimado em apenas dois meses. Atualmente é o modelo mais comercializado dentro da franqueadora.

Street: Modelo loja física de 25 a 40 metros quadrados ideal para regiões com várias instituições bancárias. Esse formato solicita investimento de R$ 65 mil (incluso taxa de franquia mais capital de giro e gastos com instalação), com faturamento mensal de R$ 40 mil e lucro líquido de R$ 25 mil. O retorno do capital é estimado em cinco meses.

Totem: Novidade no mercado, esse modelo conta com sistema de autocontratação de crédito consignado para aposentados, pensionistas, funcionário público e adiantamento de FGTS. A plataforma é a única do mercado que conta com contratação 100% diretamente no próprio totem, ou seja, o cliente faz toda interação digital e em poucos minutos consegue ter acesso ao serviço a ser contratado.

O totem também conta com meio de pagamento onde o cliente final consegue pagar qualquer boleto com código de barras (água, luz, telefone e etc.) no cartão de débito ou parcelado no crédito em até 12 vezes. O cliente final também consegue fazer a consulta e o pagamento de débitos junto ao Detran. Esse modelo exige investimento de R$ 47.900 (incluso taxa de franquia mais investimento com instalação e equipamentos e o capital de giro. Ideal para áreas como farmácias, mercearias, posto de gasolina, supermercado, não exige a necessidade de funcionários. O faturamento pode chegar a R$ 8 mil, com lucro líquido de R$ 7 mil mensal, e previsão de retorno do investimento em seis meses.

O modelo de negócio da AF Crédito é ideal para qualquer tipo de porte de cidade, porém para municípios com menos de 50 mil habitantes há exclusividade de atuação pela área. Já cidades com porte maior, a franqueadora disponibiliza mais pontos, porém, o primeiro franqueado de cada cidade tem preferência para abrir novas operações locais.

“O papel do franqueado é prospectar clientes realizando uma venda consultiva dentro de todos os produtos que terá à disposição. Ele é responsável por encontrar os melhores orçamentos, além de dar o suporte inclusive no pós-venda”, explica o fundador e CEO da AF Crédito, Fabio Donizete.

Plataforma de autocontratação

A AF Crédito se destaca entre as demais empresas concorrentes por ser a única franquia financeira com plataforma de autocontratação de crédito consignado 100% digital, na qual possibilita que o próprio cliente faça desde a simulação a contratação de créditos como consignado para aposentado, pensionista e funcionário público. Essa plataforma também permite a simulação e contratação de adiantamento de FGTS.

O CEO da rede de franquia reforça ainda que trata-se de uma marca que não possui nenhum relato de reclamação, tanto por parte do franqueado como do cliente final, no site do Reclame Aqui, o que gera ainda mais confiança ao investidor.

Tecnologias aplicadas

Outra plataforma que somente a AF Crédito oferece no mercado voltado ao serviço de consórcio, é que o franqueado consegue em questão de segundos identificar o melhor grupo de consórcio para o seu cliente, além de visualizar informações detalhadas desses grupos para propor a melhor solução para o cliente final.

A franquia também oferece outras plataformas que facilitam a vida do franqueado, como o multicálculo, que faz a cotação de diversas modalidades de seguros em todas as seguradoras homologadas pela franquia.

Fabio explica que cada produto tem um comissionamento específico, onde a porcentagem é paga de acordo com o produto que ele vende. “Por exemplo, se ele vende um crédito consignado de R$ 10 mil para um aposentado a comissão dele será algo em torno de 12% sobre o valor do empréstimo, ou seja, R$ 1.200. Essa comissão é creditada em até 48 horas após a averbação e ele pode sacar quatro vezes por mês. Já outros produtos os comissionamentos são mensais, o que for produzido do dia 1 ao último dia do mês será pago no dia 20 do mês subsequente”, diz o empresário.

Perfil do franqueado

Para quem quer empreender com esse segmento não é necessário experiência na área. Habilidades como perfil comercial; facilidade em lidar com o público; comprometimento na gestão do negócio; foco e organização é essencial para quem busca investir em um negócio com vendas de soluções financeiras.

“Tratamos nosso negócio como uma relação de pai e filho, onde a orientação principal é pegar na mão do franqueado e fazer acontecer. Tem momentos que ele poderá sentir dificuldades na operação, outros poderão sentir na captação de clientes. É claro que nossa responsabilidade como franqueadora é auxiliar no crescimento dessa operação, mas é responsabilidade do franqueado ter empenho para fazer acontecer e independência para criar sua própria carteira de clientes. Para isso, contamos com uma equipe altamente treinada e capacitada com mais de 20 funcionários que possuem experiência de mais de 10 anos no mercado que irá auxiliar nossos franqueados no suporte diário”, enfatiza Fabio.

Expansão pelo Brasil

Atualmente a AF Crédito soma 110 operações franqueadas espalhadas por 19 estados brasileiros, além da unidade piloto dentro da franqueadora na cidade de São José do Rio Preto (SP).

O CEO da franquia revela que o objetivo principal é alcançar todo o mercado nacional ainda neste primeiro semestre de 2023, dando ênfase aos estados do Norte e Nordeste. Para isso, investirá no trabalho de marketing local e participação em feiras de empreendedorismo.

Em 2022 a marca alcançou o faturamento de R$ 44 milhões, já para este ano é almejado a estimativa de crescimento de R$ 80 milhões, além de projetar 192 operações.