Acquazero Estética Automotiva retoma seu projeto de internacionalização

A franquia de limpeza ecológica planeja estar presente em 18 países até dezembro de 2025

O franchising brasileiro tem conquistado ótimos resultados neste início de 2023. No primeiro trimestre deste ano as franquias do país registraram um aumento no faturamento de 17,2%, de acordo com o levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Porém, não é só no mercado nacional que as franquias têm obtido bons resultados. Somente no ano passado, as franquias brasileiras cresceram 16% no seu número de unidades fora do Brasil. Dados divulgados pela ABF, revelam que 213 redes brasileiras atuaram em 126 países em 2022.

A Acquazero Estética Automotiva – especializada em limpeza ecológica e estética automotiva e residencial – retomou o seu projeto de internacionalização no ano passado, participando de missões comerciais patrocinadas pela Apex-Brasil e ABF, com as quais foi expositora nas feiras de franquias em Paris (Paris Expo 2022) e México (FIF Mexico 2022). Também participou de missões na Colômbia e Peru, e em ação independente visitou o Paraguai, onde realizou reuniões com potenciais investidores.

“Voltamos com determinação para investir na internacionalização da Acquazero, agora mais moderna, e contando com um novo departamento de internacionalização”, comenta Alex Mol, COO e Chief of International Franchising da Encontre Sua Franquia (grupo que detém a Acquazero).

Próximos países

Em maio deste ano, a Acquazero marcou presença no Panamá, acompanhada da Apex-Brasil e ABF, além de vários outros franqueadores brasileiros. Como em outras missões o objetivo foi conhecer melhor o mercado e os seus desafios, assim como prospectar possíveis investidores e candidatos a master franqueado no respectivo país.

“Atualmente, temos um master franqueado na República Dominicana, contando com uma unidade em implantação na cidade de Santo Domingo. No próximo mês iremos acelerar o processo de expansão, pois acabamos de inaugurar um novo conceito de loja, o Acquazero Black, tornando-a mais moderna e elegante, com uma pegada automotiva. Fizemos inovações em processos, na infraestrutura e criamos soluções que agilizam a execução dos serviços com menor esforço e tempo. Tudo isso nos permite reduzir pela metade o tempo de limpeza, assim como os custos de implantação e operação da loja, o que a torna muito mais atrativa para os franqueados e clientes”, detalha Alex.

América latina

O foco principal da marca, hoje, é expandir o negócio por quase toda América Latina, pelo fato de ser uma região que conta com países que possuem grande potencial para receber uma franquia de limpeza ecológica.

“Acreditamos muito no potencial do nosso modelo de negócio, por já existir uma aceitabilidade maior nesses países do que vem do Brasil e suas crescentes valorização da sustentabilidade e preservação dos recursos naturais, o que gera uma sinergia maior com a Acquazero”, salienta o COO da Encontre Sua Franquia.

Mol ainda diz que já existem algumas redes de estética automotiva que atuam por alguns países da região, mas nenhuma com a estrutura e todo aparato que está por trás do negócio da Acquazero. “Possuímos mais de cem colaboradores comprometidos com os franqueados, uma infraestrutura completa para apoiá-los, ambiente de treinamentos e formação profissional, mas é a tecnologia que tem sido nosso grande diferencial e já está preparada para a internacionalização, fazendo com que a Acquazero também se diferencie nos países aonde chegar.”

Projeções

A rede iniciou o processo de internacionalização no segundo semestre de 2019 e após um período de pausa, durante a pandemia, voltou a crescer no exterior. Para 2023 a marca tem planos de alcançar de três a quatro operações fora do Brasil e iniciar o processo de expansão, através de master franqueados, em 18 países diferentes – da América Latina, América do Norte, Europa e Emirados Árabes – até o final de 2025.

A marca já possui operação no estado da Flórida, Estados Unidos. Além de estar em processo de iniciação para novas operações em países como a Austrália, República Dominicana e Paraguai. “Agora, a estratégia é trabalhar em mercados prioritários definidos para o momento, como o México, países da América Central, América do Sul e na Europa como Portugal, Espanha, Itália e Reino Unido, além de avaliarmos no segundo semestre Dubai”, finaliza Mol.