Com a abertura de uma unidade no Park Shopping São Caetano, região metropolitana de São Paulo, no começo de dezembro, a marca de perfumaria para casa Acqua Aroma consolida sua expansão pelo franchising. Junto a uma nova loja lançada na Bahia no final de novembro, a rede chega a cinco unidades; entre os franqueados mais antigos, o faturamento anual já se aproxima de R$ 1,5 milhão.
O processo de expansão se intensificou no início de 2017 e hoje o foco principal é crescer nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. “O objetivo é atingir 70 unidades em cinco anos”, conta Nayana Pedreira, cofundadora da companhia, criada há quinze anos e referência no mercado de fragrâncias com uma linha de produtos que inclui sprays, sachês, difusores, entre outros.
Novo Conceito de Loja e Expansão Internacional
Como parte desta transformação no modelo de negócios, a Acqua Aroma lança um novo conceito de loja para melhorar a experiência sensorial dos consumidores durante a compra. Foram alteradas a disposição dos produtos, iluminação e comunicação visual dos pontos de venda, assim como o time de consultoras recebeu novos uniformes e passou por treinamentos para aprimorar o atendimento e relacionamento com clientes.
Para completar o bom ano, em 2017 a rede também estreou no mercado americano – hoje, os produtos estão em 100 pontos de venda. “Por enquanto, estamos conhecendo os hábitos de consumo do mercado americano e adaptando os produtos às exigências do consumidor local. No segundo momento, pretendemos abrir uma loja conceito própria para estruturar o modelo de expansão em franquias também nos Estados Unidos”, afirma Nayana.
Ao todo, o faturamento da Acqua Aroma aumentou em 40% na comparação com 2016. Para abrir uma unidade da franquia, o investimento inicial total fica entre R$ 250 mil e R$ 350 mil, com retorno entre 24 e 36 meses e renda mensal próxima a R$ 100 mil.