ABF Rio debate desafios na gestão de redes de franquia e a experiência do Giraffas

Com um crescimento no terceiro trimestre de 7,8% em faturamento e de 2,2% em número de unidades, o mercado de franquias continua a apresentar bons resultados, mas manter uma rede sadia e em expansão exige cuidados. Na última edição do ano, o Café com Franquia traz o executivo do Grupo Giraffas, Alexandre Guerra, para falar de sua experiência de mais de 15 anos na gestão de redes e no relacionamento com franqueados. Promovido pela Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro – ABF Rio, o evento será realizado dia 6 de dezembro (quarta-feira), das 8h30 às 11h, no Windsor Flórida Hotel (Rua Ferreira Vianna 81 – Flamengo). O evento é aberto à participação do público e gratuito para associados da ABF.

Advogado e mestre em Administração de Empresas, com especialização em Estratégia pelo Insper, Alexandre Guerra foi diretor financeiro e CEO do Grupo Giraffas, acompanhando de perto sua expansão e processo de internacionalização. Atualmente, é membro do Conselho de Administração do Grupo Giraffas, vice-presidente da ABF Nacional e presidente do Instituto Foodservice Brasil (IFB). Pela atuação no varejo, sobretudo como CEO do Grupo Giraffas, em 2015, recebeu o prêmio de Melhor Executivo do Ano no segmento de Alimentação, concedido pela revista Forbes.

A partir de sua experiência no Giraffas – uma das maiores redes de alimentação do País fundada em 1981 e com mais de 400 unidades – e no varejo em geral, Alexandre Guerra irá falar de boas práticas na gestão de redes de franquia, os principais desafios que enfrentou e casos de sucessos. Outro tema que será abordado será o relacionamento com os franqueados, fator fundamental para o sucesso e solidez das redes de franquia.

“Estar atento aos indicadores de resultado, manter processos e padrões sólidos e acompanhar os movimentos de mercado com agilidade são fatores essenciais para o sucesso das redes de franquia, ainda mais no ambiente em que vivemos”, disse Alexandre Guerra. Para ele, esses fatores também contribuem para o bom relacionamento com os franqueados, mas manter o diálogo, a transparência e convidá-los a contribuir com o negócio pode fazer a diferença.

Para a presidente da ABF Rio, Eliane Bernardino, “estamos em um momento em que trabalhar a eficiência das operações e a solidez dos relacionamentos é fundamental para a manutenção dos bons resultados de nosso setor. O Giraffas é uma das referências na área de alimentação e estou segura que podemos tirar muitas lições positivas de sua experiência”. 

O Café com Franquia é conhecido por levar as novidades do mercado de varejo e franchising aos empresários e empreendedores, e é gratuito aos associados. Para os demais participantes, o investimento é de R$ 50,00. Mais informações e inscrições, entrem em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone: (21) 2504-7573.