A OrthoDontic, maior rede de ortodontia do País, está entre as 10 maiores redes com sede na região Sul. O estudo foi divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e levou em conta o número de unidades da marca na região. É primeira vez que a instituição faz esse recorte regionalizado. Em 2018, a OrthoDontic expandiu seus negócios e fechou o ano com 178 unidades abertas, além de ser a única franquia do segmento de odontologia que apareceu no levantamento da ABF.
A OrthoDontic trabalha no segmento de odontologia desde 2002. Hoje, a marca possui mais de 220 unidades. Em 2018, a franquia teve um faturamento de R$ 230 milhões e prevê chegar aos R$ 265 milhões em 2019.
Segundo Fernando Massi, sócio fundador da OrthoDontic, a rede nasceu com a proposta de oferecer um serviço de qualidade com preços acessíveis. Apesar de ter uma presença marcante no Sul, a rede também atua em outros locais. Ao todo, a OrthoDontic está presente em 17 Estados. “Atingimos um elevado estágio de maturidade nos projetos atuais e esperamos mudanças para 2019, tanto em crescimento de unidades e faturamento como também novas tecnologias para os franqueados”, diz Massi.
Para Vanessa Bretas, gerente de Inteligência de Mercado da ABF, as franquias estão atentas às inovações. “As redes não só estão inovando em produto, mas também em gestão”, afirma a gerente. Recentemente, a OrthoDontic investiu em uma plataforma própria de gestão de pessoas – oferecida para todos os seus mais de 5 mil funcionários, que se dividem entre a franqueadora e as unidades franqueadas.
Novos empregos
Em relação à geração de emprego e renda, o levantamento da ABF aponta que o setor de franquias deve ter um incremento de 5% em 2019. “Com este cenário novo de reformas que vêm por aí, os franqueadores estão muito otimistas para 2019”, diz Vanessa.
Acompanhando o movimento do mercado, a OrthoDontic prevê a contratação de 700 pessoas no decorrer do ano, tanto na franqueadora quanto nas franquias, o que representa um aumento de 2,7% no número de novos funcionários perante os 550 do ano passado. Para aquecer o mercado de trabalho, este ano, a marca pretende abrir 40 unidades e fechar outros 50 contratos.
Com o objetivo de ampliar sua presença no estado do Rio Grande do Sul, a rede terá consultores à disposição na cidade de Montenegro a partir do começo do mês de fevereiro.