Principal vitrine de um setor que registrou um crescimento nominal de 9,4% no primeiro trimestre, a 26ª ABF Franchising Expo mostrou a face de um Brasil pouco evidente nos últimos meses: empreendedores que acreditam no País e estão dispostos a investir, gerar empregos e renda nos mais variados setores da economia. Essa disposição foi verificada tanto entre as marcas expositoras da feira, como entre os visitantes, que demonstraram conhecimentos elementares do sistema, interesse direcionado para determinados segmentos ou marcas e, acima de tudo, disposição em abrir e/ou desenvolver novos negócios. Esse interesse se refletiu nos números da feira: 65 mil visitantes, cerca de 3 mil participantes em palestras na Arena do Conhecimento, 2 mil congressistas na ABF Franchising Week. Muitos expositores relataram à organização grande volume e qualidade dos contatos realizados, o que tende a se traduzir em novos franqueados para o sistema nos próximos meses. Essa edição foi patrocinada por Bradesco, Getnet, Santander, Banco do Brasil, Governo Federal, Cielo e PagSeguro UOL.
Para o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, “a edição deste ano é mais um sinal de que o franchising brasileiro esboça uma reação e os caminhos estão lançados: busca incessante por eficiência, gestão próxima e ativa, inovações e o oferecimento de experiências únicas aos consumidores finais. Na feira, pudemos ver vários exemplos em termos de soluções tecnológicas, modelos de negócio, produtos, serviços e nichos de mercado. É o franchising se reinventando para a próxima curva de crescimento econômico que tem tudo para se concretizar quando os agentes econômicos recuperarem sua confiança”.
Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Exhibitions, a ABF Franchising Expo trouxe ao público neste ano 400 marcas expositoras, do Brasil e do exterior, que apontaram as tendências do setor. Destaque para a presença significativa de novos expositores (84 no total), grande diversidade de segmentos (além dos tradicionais Alimentação, Saúde e Beleza, Educação, novos nichos como marketing sensorial, recreação infantil, cuticularia, tiro ao alvo, culinárias étnicas, ensino digital de crianças e adolescentes, etc.) e novos formatos (trailers, containers, venda direta, venda online, etc.). Franquias com investimento inicial mais baixo ou em formatos mais compactos ou light também atraíram grande atenção.
Os novos espaços da feira tiveram um papel importante na geração de negócios e oportunidades. A Arena do Conhecimento, que trouxe palestras sobre conceitos importantes do mercado de franquias, recebeu mais de 3 mil pessoas. “Eu já visitei a feira há alguns anos e este ano achei muito interessante a ideia de criar a Arena do Conhecimento. Eu assisti duas palestras: Seleção de Franqueados e Como Escolher uma Franquia, e, por ter um tempo de duração bem rápido, eles conseguiram compartilhar com os participantes os principais aspectos para escolher uma franquia corretamente e me fez ampliar os horizontes para qual ramo escolher”, afirmou o visitante Rafael Nogueira Dias.
Outra novidade foi o Smart Mall, com soluções tecnológicas inovadoras para o varejo e as franquias. Para Henrique Neto, gerente de expansão das Óticas Carol – uma das expositoras do espaço –“apresentamos algumas novidades tecnológicas que impressionaram bastante o público que nos visitou durante esses quatro dias de evento. Dentre esses equipamentos estavam: espelho interativo, vitrine inteligente, mapa interativo, contagem de fluxo e inventário inteligente, e muitas pessoas que nos procuraram vieram por conta das novas tecnologias e também por conta da franquia”. O visitante Mauro de Sousa confirmou essa percepção: “O Smart Mall é um complemento às pessoas que vêm aqui procurando por franquias. São facilidades que as marcas podem apresentar aos seus futuros sócios. Achei muito interessante”.
Já ABF Franchising Week reuniu ao longo de uma semana mais de 2 mil pessoas para debater temas variados como o mercado de Alimentação Fora do Lar (Food Service), boas práticas na expansão de redes, a presença e liderança da mulher no mercado de franquias, multifranqueados, franquias educacionais, metodologias de gestão e atualizações no campo jurídico. As estatísticas, as tendências e a organização de business dos multifranqueados foram os pontos mais relevantes do evento para Renato Claro, proprietário da Kick Off Consultores. “É legal ter a tendência como farol, ver lá na frente e quando você conferir o que é tendência lá fora, não repetir aqui o que não deu certo. Outra coisa que me chamou bastante atenção e que no Brasil não se dá muita atenção são os multi e megafranqueados e o refranchising, que são bastante relevantes nos Estados Unidos e estão chegando ao Brasil”, afirmou.
Pela primeira vez, a ABF Franchising Week contou também com ações outside, ou seja, fora do espaço oficial no Expo Center Norte. As ações visaram diferentes públicos: estudantes universitários, empreendedores do interior do Estado e de localidades mais afastadas do centro de São Paulo. O objetivo foi levar a mensagem de um franchising profissional, resiliente e sadio ainda mais longe, completando o círculo de stakeholders do setor. Em parceria com o Sebrae-SP, foram realizados atendimentos e palestras em quatro localidades da capital paulista: Cidade Tiradentes (Zona Leste), CIC Oeste (Zona Oeste), CEU Caminho do Mar (Zona Centro-sul) e Paraisópolis (Zona Sul). Para o público universitário, a ABF preparou uma palestra customizada que foi aplicada na ESPM, UNIFIEO, FACENS, FIA/USP e Dom Cabral. Em ambas as iniciativas, os participantes receberam ingressos cortesia para a ABF Franchising Expo.