ABF Expo 2015 supera expectativas e confirma franquia como opcão no atual ambiente econômico

O desaquecimento da economia não desanimou profissionais interessados em ingressar no mercado de franquias, pelo contrário, os incentivou. A ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo, que ocorreu de 24 a 27 de junho, no Expo Center Norte, recebeu o público recorde de 64 mil visitantes. Além do volume, a organização e expositores ressaltam o nível de preparo e interesse do público, além da grande participação de visitantes de outras cidades e estados. A edição deste ano contou com o patrocínio de Banco do Brasil, Bradesco, CAIXA, Cielo, Governo Federal, HSBC, Infraero, Santander e SEBRAE.

Segundo o diretor de Treinamento, Cursos e Eventos da ABF, Juarez Leão, “o mercado de franchising já vinha demonstrando sinais de resiliência com crescimentos nominais expressivos em 2014 (7,7%) e no primeiro trimestre de 2015 (9,2%). O movimento verificado na feira é mais um forte indicativo de que o empreendedor brasileiro considera o sistema de franquias seguro e uma opção viável de investimento de médio e longo prazo frente ao atual panorama econômico”.

Em 2015, a ABF Franchising Expo trouxe 480 marcas expositoras, do Brasil e do exterior, que apontaram as tendências do setor. Um dos destaques foram as franquias de baixo custo, traduzidas em duas vertentes: as microfranquias (redes com investimento inicial até R$ 80 mil, muitas delas ligadas a prestação de serviços); e as franquias compactas ou “light”, ou seja, redes tradicionais de franquias que, frente ao atual momento econômico, desenvolveram modelos de lojas com investimento inicial mais reduzido. A busca de modelos com menor investimento também visou oferecer melhores condições para a expansão das redes em cidades do interior do País.

Destaque também para inovações nos segmentos de entretenimento, alimentação para pets e serviços (beleza, saúde, reparos, etc.). Segmentos tradicionais como foodservice e escolas de idiomas, também apresentaram suas novidades. “Enquanto associação, notamos a crescente busca por inovação e qualidade, que se traduz em serviços e produtos cada vez mais sofisticados e/ou de nicho”, ressalta Juarez Leão. Tal movimento vem atraindo a atenção de associações e redes de vários países, como Peru, Estados Unidos, Guatemala, Itália e Espanha, e até de personalidades como a apresentadora e empresária Xuxa Meneghel, que lançou seu segundo projeto no mercado de franquias na abertura da feira. Frente ao volume de visitantes e aos feedbacks dos expositores, a organização da feira espera superar a expectativa inicial de negócios de R$ 550 milhões nos próximos meses.

A fim de sustentar esta expansão e difundir as boas práticas do franchising, a ABF reforçou ainda mais sua diretriz de investir em educação com o lançamento do Game Franquias Brasil, iniciativa em parceria com o Sebrae de capacitação online na qual o internauta pode vivenciar situações da gestão de uma franquia.

Dfreire

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito