ABF e ApexBrasil anunciam marcas chanceladas com Certificado de Franquia Internacional ABF 2022

Nesta quarta edição -- criada no âmbito do Programa Franchising Brasil --, assim como em 2021, 52 franqueadoras foram contempladas na iniciativa

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) acabam de anunciar as marcas chanceladas na 4ª edição do Certificado de Franquia Internacional ABF. A iniciativa é do Franchising Brasil, programa de internacionalização fruto da parceria entre as instituições para impulsionar a expansão e consolidação além-fronteiras das franquias brasileiras. Em 2022, foram chanceladas nove marcas estreantes e, assim como nos dois anos anteriores, o total foi de 52 redes.

O certificado foi criado com o objetivo de reconhecer e promover as redes que se encontram em processo adiantado de internacionalização, além de engajar os profissionais das marcas em missões internacionais, rodadas de negócio, eventos e outras iniciativas. A chancela conta com quatro categorias: Pleno, Sênior, Máster e Mega. A segmentação tem como base o número de unidades e a quantidade de países nos quais as marcas estão presentes.

“Esta nossa iniciativa já é um sucesso, apesar de dois anos de dificuldades, devido à pandemia. Por meio desta chancela reconhecemos o esforço das marcas em ampliar sua atuação além do território nacional, em locais de língua e cultura muito diferentes do Brasil. Muito do resultado deste trabalho se deve à atuação da ApexBrasil e engajamento das marcas associadas à nossa entidade”, disse Bruno Amado, gerente executivo do Franchising Brasil e de internacionalização da ABF.

A gestora da ApexBrasil, Karen Hayashi, também endossa a importância do certificado. “Um dos objetivos da ApexBrasil é ajudar as marcas brasileiras a aumentar sua presença fora do Brasil. E o número de empresas apoiadas aumenta a cada ano. Em 2022, foram 9,6 mil, sendo que, deste total, 2 mil são novas”, diz. Já a diretora Executiva da ABF, Silvana Buzzi, fez questão de frisar o quanto é importante as empresas se inscreverem nesta premiação. “Poder contar com o selo de Franquia Internacional no site, nas redes sociais e nos materiais de divulgação das empresas reforça a seriedade do trabalho realizado. Quando um futuro franqueado ou investidor se depara com esta chancela, tem a certeza de que se trata de uma empresa séria”, disse.

Quem corrobora a afirmação de Silvana e frisa a importância do Programa Franchising Brasil é o diretor Internacional da ABF, Natan Baril. “Há marcas brasileiras muito conhecidas muito afora, mas há outras que estão iniciando neste processo. Com mais de 15 anos de existência do programa, tivemos a honrar de levar representantes de mais de 70 empresas para tomarem contato com a cultura de negócios de mais de 40 países de todos os continentes. Oferecemos oportunidades de visitar feiras do setor de franchising, e de marcar presença em missões de prospecção e comerciais. Com isso, além de difundirmos os conceitos do franchising brasileiro mundo afora, fortalecemos o setor, além de gerarmos divisas para o Brasil”, finaliza.

Crescimento dos números — As redes “made in Brazil” também estão presentes em mais países: sendo 106, em 2021, e 114, neste ano. Além disso, o número de marcas nacionais presentes além das fronteiras subiu de 163 para 183 no mesmo período, o que equivale a um avanço de 12,27%. Este total envolve todos os formatos de operação internacional: unidades próprias, franqueadas, máster franchising, desenvolvedor de área, exportação e joint ventures.

Entre as nações top 10 com maior presença, os Estados Unidos seguem liderando a lista, com Portugal em segundo lugar e o Paraguai em terceiro. No ano passado, Peru (20%), Angola (14%) e Equador (10%) foram os países que registraram maior variação na presença das redes brasileiras. Com relação aos segmentos, Moda historicamente permanece com maior participação do franchising brasileiro no exterior, acompanhado por Saúde, Beleza e Bem-Estar e Alimentação.

Confira a lista completa das empresas chanceladas

CATEGORIA PLENO

CAFÉ DU CENTRE
EMPORIUM DA BELEZA
FAST AÇAÍ
FÓRMULA ANIMAL
HOT N’ TENDER
KINGDOM AÇAÍ
L`ENTRECÔTE DE PARIS
LEZ A LEZ
LIMPEZA COM ZELO
LIZ LINGERIE
MAGRASS
NTW CONTABILIDADE
NUMBER ONE CHICKEN
ONODERA ESTÉTICA
PATRONI PIZZA
SORRIFÁCIL CLÍNICA DENTÁRIA
SUPERGEEKS
TURQUESA ESMALTERIA

CATEGORIA SÊNIOR

ACQUAZERO
ANJOS COLCHÕES
BATERAS BEAT MUSIC SCHOOL
CARICANECAS
CASA DO CONSTRUTOR
CLEANNEW
DANK IDIOMAS
DIOLASER
DOUTOR SOFÁ
EMAGRECENTRO
ENCONTRE SUA VIAGEM
GOOLA AÇAÍ
HAPPY
HERING STORE
HOPE LINGERIE
INSTITUTO EMBELLEZE
MORANA
ODONTOLATINA
PIZZA CREK
PUKET
SÓBRANCELHAS
SUSHIRÃO
WIZARD BY PEARSON

CATEGORIA MÁSTER

BIBI
ESPAÇOLASER
SOBRANCELHAS DESIGN
USAFLEX

CATEGORIA MEGA

AÇAÍ CONCEPT
CHILLI BEANS
IGUI
KUMON
LOCALIZA
MAPLE BEAR
OAKBERRY AÇAÍ BOWLS