A ABF – Associação Brasileira de Franchising e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) anunciam as marcas chanceladas na 2ª edição do Certificado de Franquia Internacional.
A iniciativa é parte do Franchising Brasil, programa de internacionalização fruto de uma parceria entre ambas as instituições para impulsionar a expansão e consolidação além fronteiras das franquias brasileiras.
Este ano, foram contempladas 52 redes, 20 a mais do que em 2019 (veja a lista completa abaixo). O certificado tem como propósito reconhecer as redes mais adiantadas no processo de internacionalização e engajar os profissionais em missões internacionais, rodadas de negócio, eventos e outras iniciativas. Em respeito às medidas de distanciamento social, a entrega dos troféus às marcas certificadas será feita de forma remota.
Outra iniciativa no âmbito do Franchising Brasil, essa lançada agora em 2020, é o Prêmio Destaque de Internacionalização. São 14 redes finalistas com seus cases. A premiação tem por objetivo consagrar redes que, por meio da participação em ações de promoção e capacitação do programa, iniciaram ou alcançaram um consistente processo de internacionalização de suas marcas.
As seguintes marcas são finalistas da premiação: Hot’N Tender; Coife Odonto, N1 Chicken; Calçados Bibi; Grupo SD; Diolaser; Acquazero; Depyl Action; Instituto Embelleze; Oakberry; Chilli Beans; O Boticário; Maple Bear e CleanNew.
Para André Friedheim, presidente da ABF, “a expansão internacional é uma estratégia fundamental para as redes brasileiras, ainda mais importante nesse período de crise causada pela pandemia do novo coronavírus e é muito salutar que ano após ano temos constatado um número crescente de marcas operando no exterior. Há muito espaço para as marcas brasileiras em todo o mundo e o Certificado de Franquia Internacional e o Prêmio Destaque Internacionalização são um reconhecimento da ABF e da Apex-Brasil ao trabalho das redes que já atuam em outros países, e um estímulo para que outras expandam internacionalmente. Esse é sem dúvida o melhor caminho a seguir”.
“A Apex-Brasil possui uma relação institucional sólida com a ABF, por meio do projeto setorial Franchising Brasil, que já totaliza 15 anos de parceria com ações voltadas à internacionalização do segmento, com resultados muito positivos, pois tivemos um crescimento de 12% no número de redes com operações internacionais em 2019, em relação ao ano anterior. Mesmo diante do cenário complexo e adverso, decorrente da atual conjuntura sanitária e econômica, presenciamos um engajamento cada vez maior de marcas de franquias em ações promovidas pelo projeto. Iniciativas como o Certificado de Franquia Internacional e o Prêmio Destaque de Internacionalização são de suma importância para chancelarmos e reconhecermos os esforços e constantes desafios que essas franquias superaram em suas trajetórias internacionais, contando com o apoio da Apex-Brasil e da ABF”, declara Sergio Segovia, presidente da Apex-Brasil.
Três marcas serão premiadas na categoria Geral e uma rede ainda será condecorada na categoria Estratégia e Consolidação, criada em virtude do alto nível e qualidade dos cases que foram submetidos à avaliação da Apex-Brasil e ABF. Os critérios avaliados pela comissão julgadora, composta por membros do Comitê Gestor do Franchising Brasil, são: complexidade do setor e do mercado; processo de operacionalização; impacto do case; inovação da iniciativa; e, também, a relação com a participação no Programa. O anúncio das marcas vencedoras será feito na 1ª edição digital da Franchising Week – de 6 a 9 de outubro , durante o Congresso Internacional de Franquias, no dia 8.
Em 2019 havia, conforme dados da ABF, 163 marcas brasileiras no exterior, um crescimento de 12% em relação a 2018, operando em 107 países. De acordo com Jae Ho Lee, diretor internacional da entidade, “expandir mercados internacionalmente é um desafio que tem sido superado por dezenas de marcas brasileiras e os esforços da ABF e da Apex-Brasil através do programa Franchising Brasil são feitos no sentido de ampliarmos a presença das redes nacionais globalmente. É preciso planejamento, visão de longo prazo, capacidade de adaptação a novas culturas e políticas locais, buscar parceiros locais, enfim, uma série de ações que a ABF e a Apex têm executado junto às redes associadas para que tenham sucesso internacional”, afirma.
Categorização do Certificado de Franquia Internacional
Com base na classificação do Selo de Excelência em Franchising da ABF, o Certificado de Franquia Internacional também divide as marcas premiadas entre as categorias Pleno, Sênior, Máster e Mega. A segmentação das inscritas foi realizada com base no número de unidades e nos países nos quais as redes estão presentes.