Pedro Olegário da Silva Filho (53 anos) e Amanda Ferreira Silva (20 anos) nutriam a vontade de empreender. Ele reunia experiência na área de vendas consultivas de sistemas de automação para refrigeração industrial e comercial. Ela atuava no atendimento ao público e venda de cosméticos. No entanto, a dupla desejava encontrar um segmento que atraísse a atenção de ambos e que estivesse em franco crescimento.
Em suas pesquisas, descobriram o setor de energia solar fotovoltaica, enxergaram o potencial de expansão desse mercado no Brasil e se encantaram com a possibilidade de trabalhar com algo que unisse economia, tecnologia e sustentabilidade. “Depois disso, avaliamos que para ter sucesso na área, precisávamos ter um parceiro forte. Apesar de ser um mercado novo, a concorrência já está acirrada. Entendemos que o melhor seria iniciar no setor tendo suporte de quem realmente entende do assunto”, explica Pedro Olegário da Silva Filho.
Novas pesquisas foram realizadas. Pedro e Amanda procuravam uma empresa que tivesse profundo conhecimento do setor, processos bem estruturados desde a área comercial, passando pela legislação e chegando a um corpo técnico formado por especialistas no desenvolvimento de projetos e implantação dos sistemas, com a garantia de qualidade e atendimento de excelência aos clientes. Foi utilizando esses parâmetros que a dupla decidiu por investir em uma franquia da rede Blue Sol Energia Solar – empresa pioneira e referência no setor de energia solar fotovoltaica, com 12 anos de operações.
De acordo com os novos franqueados da marca, foram investidos cerca de R$ 8 mil para o início das atividades de uma unidade da franquia Next, que é totalmente home based. A expectativa é de que em um período de quatro a seis meses o montante seja recuperado. Para isso, os sócios pretendem levar os sistemas fotovoltaicos a imóveis residenciais, mercados, padarias, farmácias e comércios em geral. “A energia elétrica é extremamente importante para uma vida com conforto, bem-estar e segurança. Podemos gerá-la exatamente no ponto em que a consumimos, sem agredir o meio ambiente e tendo a garantia de abastecimento, uma vez que a luz do sol é abundante. Além de tudo isso, ela proporciona uma economia de até 95% na conta de luz durante toda a vida útil do sistema, que pode chegar a 30 anos”, explica Pedro Olegário da Silva Filho.
Com a nova operação em São Bernardo do Campo, a Blue Sol Energia Solar chega à sua 6ª unidade no ABC Paulista e a 124 operações em todo o Brasil. A meta da rede referência no setor de energia solar é finalizar 2021 com 350 franquias entre abertas e contratadas.
Detalhes sobre o modelo de franquias Next
De acordo com Marcio Santin, gestor de franquias da Blue Sol Energia Solar, com o novo modelo de franquias da marca, batizado como Next, não é necessário contratar colaboradores ou ter um ponto comercial para o desenvolvimento das atividades. O franqueado deve se dedicar exclusivamente à captação de clientes e venda de sistemas de energia solar fotovoltaica. A franqueadora, por sua vez, fica responsável pela engenharia e desenvolvimento de projeto, instalação dos sistemas de energia solar, homologação e conexão à rede elétrica. O negócio foi criado para dinamizar ainda mais o processo de expansão da marca, dando à rede a possibilidade de ter mais capilaridade em cidades com até 20 mil habitantes. “Temos interesse em iniciar as atividades com o novo formato de franquia em todas as regiões do Brasil. A expectativa é de que ao final de 2021 a Blue Sol contabilize cerca de 300 franquias com o modelo Next em operação e um total de mais de 350 unidades franqueadas se somados os outros modelos da marca”, detalha o executivo.
O franqueado Next, da Blue Sol Energia Solar, recebe treinamento – presencial ou online, diretamente da Universidade Blue Sol – totalmente embasado na metodologia da marca, construída ao longo de mais de 10 anos de atuação no setor, para superar as metas de vendas estabelecidas pela franqueadora. Para potencializar o início das atividades, os franqueados recebem, ainda, suporte especial da franqueadora para realização das prospecções de clientes. “A implantação desse modelo de negócio acontece em, no máximo, 30 dias. Seguindo nossas orientações, o franqueado pode chegar, ao final do 1º ano de atividades, a uma receita líquida de aproximadamente R$ 84 mil. No segundo ano de operações a estimativa é de que a receita líquida seja superior a R$ 126 mil”, finaliza Santin.