A velha constante: estratégias de aumento de vendas

É possível reajustar os preços e até vender mais caro que a concorrência. A tarefa é difícil, mas possível: basta que se saiba justificar o valor do produto ou serviço que oferece ao consumidor. A afirmação parece loucura? Mas não é.

Produto diferenciado e serviço customizado é parte dessa estratégia na hora que um dos lados indica que é preciso agitar o negócio. No entanto, antes mesmo de colocar em prática qualquer estratégia, o trabalho mais intenso é identificar as competências e carências da empresa no segmento de franquia que se está inserido.

No mercado não é uma prática aumentar os preços apenas porque os custos para o negócio ficaram mais altos. “Mas é comum que a empresa altere sua política de preços sempre que tiver um diferencial frente à concorrência, que pode ser desde exclusividade de um produto ou serviço, alguma inovação, design bem trabalhado, muita qualidade ou até mesmo pela força da marca”, disse o especialista Edgard Charles Stuber, da InfoActions Consultoria de Inovação, durante o I Workshop Design Thinking, na Poli-USP.

Na prática, se não dá para concorrer com os maiores por questão de mercado que se proporcione o melhor, seja em serviços ou no varejo. Um negócio com ideias limitadas dificilmente conseguirá oferecer o melhor preço do mercado, porque concorre com grandes companhias, que têm escala suficiente para vender mais barato. 

O grande negócio para ser um franqueado de sucesso é oferecer sempre um diferencial no mercado, como um atendimento bem treinado, pró-ativo e que cause sempre boa impressão.