A relação da pandemia e da Venda Direta nas marcas de chocolate

Com a chegada da pandemia, o padrão de compra do consumidor e os caminhos de venda passaram por um processo de reinvenção. A partir disso, um dos canais que passou por grandes alterações foi o da Venda Direta. A maior parte das empresas que utilizam esse processo de venda passaram por um impacto negativo, já o mercado de chocolate reagiu de maneira diferente.

Os clientes que antes não eram acostumados a comprar chocolate pela internet, principalmente devido ao tipo de produto, acabaram optando pela venda direta, que também passou por um processo de digitalização durante a pandemia e, os canais digitais de venda como, e-commerce, WhatsApp etc.

O aumento no faturamento de Venda Direta da Cacau Show, maior rede de chocolates finos do mundo, teve um aumento significativo de 43,5%, em relação a 2019, com alguns picos de 89%, principalmente devido aos cuidados que foram tomados, disponibilizando materiais de apoio e informativo para todos os revendedores, permitindo que fizessem as vendas com segurança.

Além da venda direta propriamente dita, o número de pessoas que buscam por tornar-se um revendedor vem crescendo bastante nos últimos dias. Até o mês de agosto, o crescimento estava em 10%, com picos de 167% no número de cadastros, em relação à 2019. A base de revendedores da Cacau Show atualmente conta com mais de 50 mil revendedores.

Para realizar a capacitação dos consultores os materiais são disponibilizados de forma digital e em vídeos, além disso, são feitas 02 LIVEs por mês em um perfil de Instagram para a equipe de revendedores. Para finalizar, existe uma plataforma de incentivos chamada “Meu Show” com muitos treinamentos disponibilizados e, também é um espaço onde os revendedores podem acumular pontos e ganhar prêmios. Os conteúdos disponibilizados incluem um mapeamento do cenário atual, novas formas de atuação e dicas de vendas.