A rede Sphere International School expande modelo de escola internacional e brasileira no país

Integrante do Grupo SEB, a Sphere tem como meta chegar a 45 novas escolas nos próximos seis anos

A Sphere International School é uma rede de escolas inovadoras e internacionais concebida a partir das referências da educação e cultura brasileira.  Parte do Grupo SEB, um dos maiores grupos educacionais do país, o modelo pedagógico proposto pelo colégio já conta com mais de 15 anos de experiência. Desde 2019 atuando como rede, a meta da rede é chegar a 45 escolas nos próximos seis anos.

Priorizando locais com demanda por instituições de educação internacional, o projeto mira em capitais brasileiras e centros de influências regionais, compreendendo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. É a primeira escola brasileira a obter a certificação do IB (International Baccalaureate), no programa MYP (Middle Years Programme) no Brasil, programa antes oferecido exclusivamente por escolas internacionais de currículo estrangeiro.

O Brasil é um dos maiores mercados de educação privada do mundo e a busca por escolas internacionais é uma grande tendência. A Sphere International School oferece uma educação contemporânea e globalizada para seus alunos. A escola possui certificações internacionais, como o IB, maior e mais reconhecida organização que qualifica as escolas internacionais e é associada à UNESCO, se propondo a trabalhar pelo desenvolvimento da cultura de paz. Os alunos recebem as certificações de proficiência na língua inglesa (Cambridge Exams e WIDA Model) e língua espanhola (DELE – Instituto Miguel de Cervantes). Por ser brasileira, possui também como diferencial estar totalmente alinhada com a Base Nacional Comum Curricular e seguir o calendário brasileiro.

Além disso, os alunos têm contato com outras nacionalidades. Atualmente, a escola recebe alunos brasileiros, norte americanos, coreanos, árabes, argentinos, israelenses e uruguaios. Também contam com professores, coordenadores e estagiários de diferentes países que fazem intercâmbios na Sphere International School. Os alunos saem preparados para seguirem seus estudos ou carreiras tanto no Brasil quanto em outros países.

“A procura por escolas globalizadas e que atendam o aluno de forma personalizada é cada dia maior. Somos a primeira escola internacional brasileira a expandir esse modelo como rede”, afirma Ana Seixas, Diretora da Sphere International School.

O projeto pedagógico integra o currículo nacional ao internacional e valoriza o pensar e agir em duas ou mais línguas, mas vai além disso. Usando uma metodologia própria chamada OPEN, a Sphere valoriza e ensina os seus alunos a serem críticos, questionadores e ter uma visão intercultural no primeiro pilar (Opportunity to Discover). Também os ensinam a ter princípios (Principles), ou seja, realizar escolhas fundamentadas na ética, respeito ao próximo, ao meio ambiente e sempre pensando em como suas ações podem impactar e transformar o mundo.

O desenvolvimento de habilidades socioemocionais (Emotional & Social) também é outro grande pilar da metodologia. O trabalho intencional com foco no equilíbrio, empatia, curiosidade, persistência e flexibilidade fortalece o aluno Sphere para uma percepção positiva de si mesmo, para a resolução de problemas e para uma relação positiva com o outro. Por fim, as habilidades naturais de cada criança (Natural Skills) são respeitadas, assim como suas individualidades: interesses, talentos e maneiras de ver o mundo e formas de aprender. Por meio de projetos, a escola também faz com que elas desenvolvam novas habilidades.

A missão da Sphere International School é formar jovens lideranças que fazem uma diferença positiva no mundo. Para isso, são colocados como protagonistas no processo de aprendizagem e são ensinados empreendedorismo, robótica, disciplinas modernas como prática para youtubers e DJ, além do currículo regular.

O investimento

De acordo com dados do Ministério da Educação e Cultura (MEC), o Brasil tem em torno de 40 mil escolas particulares, representando 21% das 184,1 mil unidades educacionais no país. Dessas, somente 3% oferecem o bilinguismo, segundo a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue. Já escola internacionais, que seguem um currículo estrangeiro ou possuem uma certificação internacional, como o IB, no mundo, são cerca de 5 mil escolas, mas no Brasil existem apenas 42.

Ao unir uma metodologia exclusiva, alinhada ao ensino brasileiro e o currículo internacional, a Sphere International School se torna uma proposta pedagógica única no Brasil. O investimento previsto para a operação da franquia da Sphere International School é a partir de R$ 2,5 milhões, além da taxa de franquia de US$ 55 mil. Também as escolas Sphere terão, após o acréscimo do Ensino Médio, uma metragem máxima de 4.500m², para atender mais de mil alunos por unidade.

A rede Sphere International School foi desenvolvida a partir da experiência bem-sucedida da unidade própria da franquia, localizada em São José dos Campos. A instituição do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, é modelo de referência operacional e pedagógica com a certificação International Baccalaureate (IB) e tem mais de 15 anos de atuação na área.