A importância do material didático para a aprendizagem

No próximo dia 27 de fevereiro é celebrado o Dia Nacional do Livro Didático. A data provoca reflexões sobre como essa ferramenta impacta na formação dos alunos e qual a qualidade do material produzido no Brasil. Mesmo com a explosão da internet, o livro didático ainda é parte integrante e fundamental no nosso processo educacional.  Nesse sentido, o país criou, em 1985, o chamado Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que consiste na distribuição gratuita dos materiais de ensino para a formação dos alunos em suas respectivas séries.

O CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos – rede de cursos profissionalizantes com 21 anos de atuação no Brasil, acredita na eficácia do livro didático. A rede reformula e reorganiza seus livros e apostilas ano após ano.  Não obstante, o CEBRAC também se preocupa em elaborar materiais de apoio, alinhados aos conteúdos básicos que os alunos têm acesso na grade escolar regular. “Claro que existem conteúdos específicos do curso profissionalizante que o aluno escolheu. Por exemplo, o curso de Logística terá um conteúdo diferente do Assistente Administrativo Completo, mas isso não impede que eles tragam temas como interpretação de textos ou cálculos básicos, conhecimentos essenciais para um bom desempenho em qualquer área profissional”, evidencia Luciano Rudnik, Gestor de Educação da rede.

Segundo Rudnik, o livro didático dá norte aos milhares de profissionais da educação, além disso, ajuda o aluno a se organizar e assimilar melhor os conteúdos explanados em sala de aula. Corroborando a importância do uso do livro didático, foi publicada uma recente pesquisa sobre a experiência dos alunos com os livros. Ela foi desenvolvida pela Universidade de Washington, American University. O resultado foi surpreendente, pois apesar de existirem várias plataformas digitais, como tablets e smartphones, 92% dos estudantes preferem o livro impresso ao digital. Não obstante, as escolas do CEBRAC sempre aderiram à tecnologia, contudo sempre com o cuidado de incentivar o hábito da leitura tradicional nos alunos.

“Temos mais de 150 escolas distribuídas em todo país e checar o método aplicado em cada unidade é minha responsabilidade. Fazemos levantamentos mensais quanto ao aprendizado dos alunos e notamos que o aprender está ligado à satisfação e uma delas é receber o material didático impresso do CEBRAC com o cheiro de livro novo”, evidencia Rudnik.

De acordo com a pesquisa da American University, um fator predominante que levou a alta porcentagem de alunos a preferirem o livro impresso está ligado à satisfação de concluir a leitura e ver o livro na estante. “Queremos que o aluno do CEBRAC tenha satisfação no curso profissionalizante que escolheu e o material didático ilustrado e bem explicativo, auxilia o aluno na realização dessa escolha”, frisa o Gestor de Educação.

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