Competitividade no mercado é a palavra do momento. Ainda mais em tempos de crise, como estamos vivendo. Temos um cliente cada vez mais exigente, que leva em consideração diversos fatores, antes de tomar sua decisão e uma marca conhecida e respeitada é um enorme diferencial na hora da escolha.
Considerada um dos maiores valores das empresas, a marca deve ser devidamente protegida, com um registro no nome junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Esse gesto afiança ao proprietário o direito de uso do nome dentro da sua área de atuação e em todo território nacional, inibindo a todos, sendo concorrentes direito ou não, de usar algo igual ou similar. Impedindo possíveis golpes.
Recentemente, a Mineiro Delivery enfrentou uma curiosa questão: seu concorrente tentou registrar seu nome, como se fosse dele, com o intuito de proibir a rede de seguir com sua identidade.
“Tomamos um susto, não esperávamos por isso, mas como temos o registro da marca, com tudo certinho, desde sua fundação, só tivemos a chateação de envolver advogados para tomar as devidas providências”, afirma Paulo Yossimi, um dos diretores da franqueadora, que tem sede em São José do Rio Preto, interior de São Paulo.
“Recomendo a todas as redes de franquias, que registrem seus nomes o quanto antes, para evitar cair em golpes”, completa o empresário.
Fica a dica, principalmente para redes que estão iniciando no franchising agora. Melhor prevenir, pois às vezes, nem remédio há para o mal feito.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito