A história de dois jovens empreendedores que apostaram na moda para criar a KOROVA

São tantos os fatores que levam uma empresa ao sucesso que fica até difícil contar sua história. Talento, persistência, um tanto de coragem e até mesmo sorte foram itens que fizeram com que os sócios Rafael D´Ávila e Levi Pedroso levassem a KOROVA, grife brasileira de urban wear, a ser a mais desejada entre os jovens do Brasil todo. E pensar que tudo começou porque Rafael, com apenas 22 anos, decidiu criar suas próprias camisetas, já que não podia comprar as que desejava, e fez um sucesso danado…

O ano era 2003. Rafael, morador de Florianópolis (SC), acabara de deixar o emprego em uma grife para tornar-se estagiário de Publicidade. O universitário, que morava com os pais e levava uma vida simples, não tinha condições de usar as roupas que gostaria de ter. Então, teve a ideia de criar suas próprias camisetas, que eram criadas no seu quarto e estampadas de maneira terceirizada. O que era para ‘consumo próprio’ acabou virando um negócio quando amigos se interessaram por suas estampas e ele passou a comercializar as peças. O boca a boca foi rápido e, assim, despretensiosamente, nascia a KOROVA. Sem grana para montar uma loja, Rafael vendia suas criações em um site.

E o nome KOROVA, de onde veio? Bem, o nome da marca foi baseado no filme cult Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick, no qual os personagens principais se encontram em um bar que serve leite com bebidas alcoólicas: a Leiteria Korova.

Em 2006, Rafael se casou e passou a confeccionar as camisetas em dois quartos da casa em que morava com a esposa. Em 2008, quando sua empresa comemoraria cinco anos, ele resolveu promover uma festa para a marca em uma casa noturna de Florianópolis. A festa foi um sucesso tão grande que Rafael foi convidado para promover outras festas e começou a ganhar dinheiro com isso.

E onde entra o Levi nesta história? Na festa, claro! Rafael e Levi se conheceram numa das memoráveis festas promovidas por Rafael. Anos depois, em 2011, quando Levi completou 22 anos, ele foi trabalhar com Rafael na KOROVA e nas festas, afinal, os dois negócios andavam paralelamente. Como as festas bombavam, os sócios até tentaram vender a KOROVA, mas não encontraram um comprador.

O que parecia um grande azar na época se revelou o golpe de sorte dos empreendedores, já que em 2012 os proprietários da casa noturna na qual os sócios promoviam suas festas romperam a parceria firmada com Rafael e Levi. Foi então que eles decidiram se focar na KOROVA – dessa vez, com força total.

Parceria com famosos e lojas próprias: o ‘boom’ da Korova
Em 2012, os empresários investiram em uma impressora de estampar camisetas e na abertura das primeiras lojas físicas da Korova, localizadas, respectivamente, no Centro de Florianópolis e no Continente Shopping Park, em São José, Santa Catarina. Idealizada para todos aqueles que desejam vestir-se bem, mas que não possuem muitos recursos financeiros para isso, a palavra que define a Korova é ‘acessibilidade’ – e, finalmente, a marca estava acessível para os públicos do varejo presencial e online.

Até então, o portfólio da KOROVA era composto por camisetas e blusas de moletom. Em 2014, a marca ampliou a sua coleção, que passou a incluir carteiras, bonés, calças de sarja, moletom e jeans.

No mesmo ano, os sócios tiveram uma agradável surpresa: no domingo da final da Copa do Mundo, em que a maioria dos televisores de País estavam ligados, eles assistiram à apresentação da cantora Anitta no programa Esquenta, da Rede Globo, vestindo uma calça KOROVA.

A peça se tornou objeto de desejo das jovens em todo o Brasil e, de marca de streetwear informal, a KOROVA virou a grife queridinha dos jovens e famosos. Lucas Lucco, Mc Guimé, Batoré (da Cone Crew) e Ludmila já foram fotografados usando KOROVA. Para os sócios, ver as celebridades usando espontaneamente suas peças é gratificante, pois é uma vitória ver famosos que realmente possuem sinergia com a marca utilizando e, consequentemente, divulgando a marca para seus fãs e seguidores nas redes sociais.

O ‘boom’ da marca não passou despercebido pela população e, tal qual a Nike e outras grifes famosas, a Korova passou a ser pirateada. Porém, para Rafael, a pirataria só ressalta que as peças da marca são almejadas por todos, desde aqueles que possuem recursos para comprar os itens originais, no site ou nas lojas KOROVA, até os que não podem gastar com roupas de marca – jovens que, assim como ele já foi um dia, almejam vestir-se e sentir-se bem.

Do e-commerce para o franchising: franquias Korova
O crescimento da Korova resultou na entrada da marca no franchising no segundo semestre de 2014. Desde então, a empresa já inaugurou lojas na Rua Augusta, em São Paulo; em Curitiba e em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. A previsão é que a KOROVA termine 2015 com oito lojas – atualmente, são cinco unidades, duas próprias e três franqueadas – e, nos próximos cinco anos, 200 lojas deverão estar espalhadas por todo o Brasil.

O processo seletivo para novos franqueados está aberto e a logística de distribuição da marca está sendo estruturada. Por isso, atualmente, os sócios priorizam as aberturas nas regiões Sul e Sudeste do País, já que desejam padronizar e manter o nível de excelência, principalmente, na experiência dos clientes nas unidades KOROVA. Em cada loja da marca, os consumidores podem usufruir das estampas KOROVA e também levar as suas próprias estampas, que são produzidas na hora no tamanho e na peça desejada.

Processo criativo e premissa da marca: lançamentos semanais
Visando oferecer produtos de qualidade com design diferenciado, que tragam tendências a um valor acessível, a Korova oferece suas peças a valores justos, ainda menores do que os praticados pelas grandes grifes. Tudo para que os jovens, que tanto trabalham e estudam, consigam sair para a balada bem vestidos, com roupas que transmitam os seus sentimentos e que os deixem satisfeitos.

Para propiciarem roupas modernas, Levi Pedroso e Rafael D’Ávila identificam e adaptam tendências mundiais, para todos que desejam os looks internacionais possam adquirir essas peças sem precisar sair do Brasil. Por conta de seu organograma enxuto, a KOROVA consegue produzir novas peças com mais frequência do que as grandes marcas varejistas, cujas inovações precisam passar por diversas etapas de aprovação até chegarem às araras de suas lojas.

Essa agilidade na produção destaca a KOROVA entre tantas marcas, já que a empresa traduz as necessidades de seus clientes em lançamentos semanais e mensais. Por conta de sua origem no e-commerce, a KOROVA possui grande familiaridade com o âmbito online, o que lhe ajuda a notar tendências, principalmente, em suas redes sociais, que contam com quase 300 mil seguidores. Para os seguidores fieis da marca na internet, os teasers e novidades da empresa são apresentados com exclusividade, o que fomenta as vendas no e-commerce e estreita o relacionamento da KOROVA com os seus ávidos consumidores.

As estampas da marca são criadas de acordo com análises de tendências e de comportamento, bem como do processo criativo de Levi Pedroso, que inclui, como a origem do nome KOROVA, filmes e músicas diversas. Tal espontaneidade na criação não lhes permite fechar coleções, já que as grandes novidades podem surgir no dia a dia dos sócios. Além disso, a ausência de coleções é promissora para a Korova, já que, assim, a marca consegue lançar peças de calor no inverno e vice-versa, dadas as mudanças climáticas vivenciadas pelo País.
Levi e Rafael acompanham em tempo real os assuntos do momento para traduzi-los em novas estampas, focadas no clima e no imediatismo propiciado pelas redes sociais a favor da KOROVA. Nada mais justo do que uma marca criada na internet, junto com o ‘boom’ da ferramenta no País, continuar a usá-la a seu favor.

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