A expansão da rede Peça Rara Brechó segue pelo interior Paulista e inaugura a 1ª loja em São José do Rio Preto

A marca que tem como sócios a atriz Deborah Secco e o empreendedor José Carlos Semenzato, promove a economia circular e o consumo consciente

A rede de franquias Peça Rara, fundada há 16 anos, é líder no segmento de second hand (uso de segunda mão). Com mais de 140 lojas comercializadas pelo país, a marca inaugura a 1ª loja em São José do Rio Preto (endereço), no sábado, 16 de dezembro. O espaço terá 400 m² e os setores feminino, infantil, masculino e decoração.

Andrea Yacovenco morava em Brasília e ao se tornar mãe há três anos, sentiu a necessidade de desapegar das roupas que não cabiam mais na filha. Quando conheceu o Peça Rara se apaixonou e pensou em ter uma franquia da marca. “O meu sonho de empreender era antigo, vinha desde a graduação em Administração de Empresas, quando meu marido e eu, pensávamos em abrir um negócio próprio. Porém, eu estava na minha zona de conforto – empregada há mais de 20 anos na área pública e com boa remuneração, apesar do desanimo com algumas situações. O empurrão que eu precisava chegou no início deste ano. Resolvi que não ia mais atuar na área e queria adquirir uma franquia do brechó”.

A dupla passou por uma mudança radical não só de empregado para empreendedor, como de cidade, quando deixaram Brasília, rumo a São José do Rio Preto. Segundo Andréa, os desafios foram e estão sendo imensos, mas o propósito do Peça Rara e o apoio que recebem da fundadora, Bruna Vasconi, vale o investimento. “Ela é a alma do negócio, sem falar dos sócios, Débora Secco que é nossa estrela e do “Shark” que é nossa inspiração, José Carlos Semenzato. Enfim, acho que este trio para nós faz toda diferença para a marca. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa família”, completa a sócia franqueada.

Diferente de um brechó tradicional, os itens do Peça Rara são distribuídos pelo espaço em araras e móveis que fazem com que todas as peças sejam encontradas facilmente. Todos os itens são separados por setores, incluindo feminino, infantil, masculino e, em algumas unidades, casa. Em média, os descontos podem chegar a até 50%, proporcionando uma oportunidade aos que desejam economizar. É possível comprar um look completo, com camisa, calça e sapato por R$ 150, em média.

A operação consiste em o consumidor deixar roupas ou itens de casa “sem uso” em consignação e voltar para buscar o valor arrecadado ou ficar com créditos que podem ser utilizados na própria loja. São peças únicas que passam por uma curadoria visando uma nova utilização do bem. Os itens que não passam pelo controle de qualidade têm dois caminhos – o fornecedor pode retirar ou doar para os bazares do Instituto Eu Sou Peça Rara. O que vai para o instituto é colocado à venda com preços simbólicos de R$ 5 a R$ 50 e os valores são doados integralmente às causas sociais apoiadas pelo Peça Rara.

“O consumo consciente é uma mudança de hábitos, uma virada de chave, um novo estilo de vida. Então, é importante pensar sempre em reusar, reciclar e reparar os itens. Ao incentivar a reutilização e a redução do descarte de mercadorias, impactamos significativamente o ciclo de vida dos produtos comercializados e promovemos o consumo consciente. Essa abordagem vem sendo cada vez mais aceita pelos consumidores, que buscam marcas que tenham um propósito claro e onde ele se aplica. Acreditamos em um novo estilo de vida, por meio de uma sociedade comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social”, explica a CEO e fundadora do Peça Rara, Bruna Vasconi.

Mercado

Com grande representatividade nos Estados Unidos e países da Europa, os brechós vêm ganhando cada vez mais espaço entre os brasileiros. A pesquisa realizada pela consultoria britânica GlobalData mostrou que o mercado de roupas de segunda mão já cresce mais do que o varejo geral em todo o mundo. De acordo com o levantamento, o setor terá um avanço de 127% até 2026, com crescimento até quatro vezes mais rápido do que o do varejo de moda geral na América do Sul. Já segundo as projeções do Boston Consulting Group (BCG), o mercado de moda circular deve crescer de 15% a 20% até 2030 no Brasil.

Para quem deseja se tornar um franqueado do Peça Rara, o investimento inicial é a partir de R$ 330 mil para lojas com 240m², com faturamento médio mensal de R$ 190 mil, lucratividade de 10% a 17% e prazo de retorno de 14 a 20 meses. Neste ano, a marca recebeu o Selo de Excelência em Franquia e o Prêmio de Sustentabilidade, ambos realizados pela ABF.