Investir no mercado de franquias tornou-se uma excelente oportunidade nos últimos anos. Não é à toa que os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram-se cada vez mais otimistas no mercado. Mas, para algumas pessoas, este ainda é um mercado novo com muita coisa para ser explorada. Por isso, algumas dúvidas ainda são comuns. Afinal, por que investir em uma franquia?
O fundador e diretor da rede de franquias HC School, Júnior Pires, explica que a principal razão que atrai tantos investidores é simples: a facilidade, em diversos aspectos, para gerir e obter resultados em pouco tempo. “Ao contrário de um negócio que começa do zero, o empreendedor tem a oportunidade de contar com diversos pontos já construídos e testados”.
Para esclarecer melhor cada ponto que faz o mercado de franquias ser um ótimo negócio, Júnior separou uma lista para indicar as principais vantagens. Confira:
Marca estabelecida: Um dos principais pontos positivos é poder contar com uma marca já estabelecida no mercado. Além de ser uma vantagem competitiva, o investidor ainda irá contar com a credibilidade oferecida pelo nome da marca.
Negócio testado: Antes de abrir outras unidades, a franqueadora já possui a certeza de que o negócio pode gerar resultados. E como bônus, o público-alvo também é estabelecido.
Assistência: O fraqueado poderá ter todo o tipo de suporte necessário para gestão da marca. A franqueadora tem como dever compartilhar conhecimento, dar apoio e estar por dentro de todas as dificuldades que o investidor possa vir a ter.
Plano de Negócio: Caso o investidor não tenha habilidade ou conhecimento especifico sobre como montar um plano de negócio, não será necessária preocupação. A franqueadora já possui tudo pronto.
Planejamento: Geralmente, o objetivo é padronizar o produto. Além disso, o investidor já terá a projeção de todos os gastos e retorno sem precisar lidar com muitos imprevistos.
Marketing: Por se tratar se uma marca já consolidada, o plano de marketing também já estará pronto. A partir da pré-aprovação do modelo de marketing, o fraqueado poderá replicar as mesmas peças utilizadas nas campanhas.