Em tempos de pandemia de covid-19, as empresas que já vinham apostando em conceitos ligados à transformação digital ganharam competitividade no mercado. Este é o caso da 5àsec, que além das 442 lojas físicas espalhadas pelo Brasil, conta com diferentes canais como e-commerce, aplicativo, vendas por WhatsApp e armários digitais em condomínios estratégicos. Com o isolamento social e uma brusca mudança de comportamento do consumidor, as vendas online de qualquer tipo de produto ou serviço ganharam a preferência dos clientes neste momento. Considerando os resultados dos meses de março a julho de 2020 comparados aos cinco meses anteriores a esse período, a marca registrou um crescimento significativo, de 335%. Para auxiliar ainda mais a vida dos clientes e proporcionar segurança, a rede liberou o delivery gratuito em todo Brasil.
A consultoria global de gestão estratégica Kearney efetuou algumas projeções sobre os hábitos de consumo durante o isolamento social. De acordo com as informações, o crescimento do e-commerce brasileiro será impulsionado a um ritmo de, em média, 17% ao ano até 2024. No acumulado do período em questão, as empresas que investem em lojas virtuais deverão faturar R﹩ 69 bilhões, número superior ao esperado antes da pandemia. Outro estudo da mesma consultoria evidencia que o e-commerce em território brasileiro deve registrar R$ 111 bilhões em 2020. O montante é 49% superior ao apontado em 2019, já que no ano em questão o mercado faturou R$ 75 bilhões. Isso evidencia que esta é uma tendência que veio para ficar, independe do segmento de atuação das empresas.
O crescimento exponencial do e-commerce da 5àsec é visto com bons olhos pela franqueadora e franqueados da marca. Por meio da ferramenta, os franqueados têm uma oportunidade para fazer com que o tíquete médio e a demanda de clientes aumentem nas unidades. O lado positivo é que tanto a marca quanto os consumidores saem ganhando. “Sabemos que nos próximos meses haverá uma pequena desaceleração, graças a abertura das lojas físicas. Mas acreditamos que os bons números e a relevância do canal continuarão em alta. É uma tendência em diferentes setores, principalmente no de lavanderias, que vem passando por constantes evoluções principalmente tecnológicas, para facilitar cada vez mais a rotina dos clientes. Nosso objetivo agora é incrementar o market share de vendas total nos próximos meses. Assim, teremos um canal cada vez mais maduro e completo para o nosso público-alvo”, revela o diretor de Marketing, Rafael Palucci.
O projeto do e-commerce nasceu em 2017 e foi aprimorado com o passar dos anos. Hoje, 100% das lojas que compõem a rede estão integradas à plataforma. Ao disponibilizar diferentes canais de venda para os franqueados, a rede fez com que as unidades registrassem um aumento no volume de peças recebidas e, consequentemente, no faturamento. Uma das motivações da franqueada Nathália Testoni, foi utilizar as plataformas digitais para alcançar bons resultados em sua unidade na Aclimação, bairro localizado na zona central da cidade de São Paulo. Antes da pandemia, a franqueada já explorava tais alternativas, mas com o isolamento social, percebeu que o número de clientes novos aumentou significativamente, o que segurou o faturamento das lojas nesse período delicado, já que as unidades se mantiveram fechadas durante o isolamento social.
Com a conquista de novos clientes surgiu a ideia de unir as plataformas, como e-commerce, WhatsApp e Instagram, para agradar cada vez mais quem não conhecia os serviços da marca. Para a franqueada da 5àsec, o WhatsApp é a plataforma mais simples de utilizar, além de ser dinâmica e humanizada, permitindo uma interação diferenciada com cada cliente, seja ele mais jovem ou mais maduro. Já o Instagram veio como uma ferramenta utilizada principalmente para divulgações das novidades, promoções e serviços. “Graças ao e-commerce, consegui manter meu negócio ativo. Mas sabemos que não adianta você ficar esperando o cliente bater a sua porta. Por isso, investi em diferentes estratégias para atrair um público novo e fidelizar aqueles que já conhecem e gostam dos nossos serviços. O engajamento da equipe foi o ponto chave neste processo de prospecção e fidelização dos clientes, tanto novos quanto antigos. Mantivemos o contato, enviamos mensagens para muitos consumidores e conseguimos limpar o cabideiro que continha peças de roupas de pedidos dos mais recentes aos mais antigos. Depois de todos essa experiência, fica evidente que quem não se adaptar à nova realidade vai acabar ficando para trás. Temos que usar todas as plataformas que temos à disposição para fazer nosso faturamento subir”, exalta a franqueada.
Para utilizar o e-commerce é muito fácil. Ao entrar no portal da 5àsec, basta clicar no botão da Lavanderia On-line. Ao fornecer o CEP, a ferramenta obtém a localização e encontra a unidade da rede mais próxima ao cliente. Em seguida, chegou o momento de escolher os tipos de serviços que serão contratados. No caso dos pacotes são explicadas as regras de utilização de cada um deles, sendo possível incluir serviços adicionais. Após o fechamento do pedido, o delivery busca as roupas no endereço selecionado e as entrega na loja mais próxima, para que o serviço seja processado. Após finalizado, todos os itens são entregues ao cliente com o padrão de qualidade e excelência da marca.