O primeiro trimestre do ano trouxe boas notícias e dados positivos para a 5àsec, maior rede de lavanderias do Brasil, com mais de 500 pontos de venda em todo o território nacional. Em apenas três meses, a marca francesa registrou mais de 2 milhões de peças processadas nas lojas da rede, mais de 250 mil clientes atendidos, além de nove lojas implantadas em diferentes regiões. Tudo isso, proporcionou um crescimento de 60% nas vendas da 5àsec, se compararmos com o mesmo período de 2021.
Neste ano, foram inauguradas operações nos municípios de Teresópolis (RJ), Olinda (PE), Natal (RN), Jaraguá do Sul (SC) e Aparecida de Goiânia (GO). Já o estado de São Paulo passou a contar com novas operações em Salto, Caieiras e Alphaville. Para este ano, o plano de expansão da rede consiste na abertura de mais 50 pontos de venda, tendo como foco os estados que compõem as regiões Sul e Centro-Oeste. Outro plano da marca é dobrar o número de lockers, mais conhecidos como armários digitais até o fim de 2022. Além disso, a rede lançou recentemente o 5àsec em Casa, um serviço diferenciado feito na casa dos consumidores voltado para a higienização de sofás, colchões e estofados, visando atender um público-alvo diferente no universo das lavanderias.
Em fevereiro, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) lançou a 6ª edição do estudo “50 Maiores Franquias no Brasil”, feito com base no número de unidades em operação. Demonstrando sua força, entre as marcas, a 5àsec figura na 43ª posição, com mais de 500 pontos de venda espalhados pelo País, sendo a maior operação da rede francesa no mundo e a única lavanderia presente na lista, desde a divulgação da primeira edição do estudo. Além disso, também foi divulgado o balanço anual do setor, em que todos os 11 segmentos elencados pela ABF apresentaram crescimento em 2021 na comparação com o ano anterior. O de Limpeza e Conservação, por exemplo, registrou uma elevação de 14,7%, alavancado pela maior demanda por serviços sanitizantes e serviços de forma geral.
A 5àsec oferece diferentes modelos de negócios para cada perfil de investidor, como loja padrão, loja Satélite, Express, Autosserviço, HUB e lockers, sendo que este formato está disponível apenas para quem já atua na rede. O investimento inicial para abrir uma franquia parte de R$ 100 mil, exceto para o modelo de virada de bandeira, que também é uma das estratégias da rede francesa em 2022. Para quem deseja se tornar um franqueado, o faturamento médio mensal é de a partir de R$ 35 mil, com taxa de lucratividade de 20% e prazo de retorno do investimento de 36 meses.