Bem difundido nos Estados Unidos e países europeus, as lavanderias self service fazem parte da cultura e dos costumes dos moradores de tais regiões. No Brasil, a modalidade vem conquistando uma parcela considerável da população que vive em apartamentos menores, sem espaço para uma máquina de lavar, ou até mesmo pela economia, que pode chegar a 30% ao colocarmos as despesas na ponta do lápis. Pioneira em terras brasileiras com 468 pontos de venda, a 5àsec formatou um novo modelo de lavanderia de autosserviço, visando atender os novos hábitos de consumo em diferentes estados do Brasil. O plano de expansão da marca planeja, ao menos, 10 novas operações desta modalidade até o final do ano.
A primeira lavanderia de autosserviço, que serviu de projeto piloto na rede, foi inaugurada no final de 2020 em Belém, no estado do Pará. O espaço deste modelo inovador conta também com o maquinário para atendimento tradicional, disponibiliza o serviço de costura e, no segundo andar, há um espaço de coworking que os clientes podem utilizar enquanto esperam a limpeza das peças. Há 10 anos na rede, Leandra Bisi Priante é a franqueada que abrir a primeira unidade neste formato.
“Comecei a observar que havia procura por esse tipo de serviço, que era uma necessidade dos consumidores e uma tendência do mercado. Como sabia que a franqueadora já estava desenvolvendo um projeto com este foco, propus investir nesta novidade, como um serviço complementar de baixo custo aqui em Belém. Achamos um ponto estratégico, localizado na Avenida Brás de Aguiar, bem conhecida na região. A ideia do coworking veio para entreter o cliente e até mesmo conceder a oportunidade de aproveitar o espaço de forma benéfica”, revela a empresária. Além disso, a unidade também conta com wi-fi, televisão, espaço pet friendly na entrada e vending machine com snacks, tudo para proporcionar um ambiente aconchegante e agradável aos que forem em busca dos serviços de lavanderia.
Interface gráfica do usuário Descrição gerada automaticamenteDividida em dois andares, a frente da loja é destinada para o autosserviço. O espaço conta com duas máquinas de lavar e secar, com capacidade de 10 quilos. “Além de você ter autonomia para lavar suas roupas, um dos diferenciais será contar com maquinários, químicos e processos de limpezas utilizados na 5àsec. Mesmo sendo autoexplicativo o uso do autosserviço, achamos que seria pertinente neste primeiro momento ter uma colaboradora para passar todas as orientações, as vantagens e os diferenciais da marca, para que o cliente se sinta amparado e conectado. Neste momento, também é possível apresentar os demais serviços disponíveis, como o de costura e o coworking, no segundo andar”, explica Leandra.
Toda a operação será feita via aplicativo. O cliente preenche um cadastro, efetua o pagamento eletrônico do serviço e a máquina é liberada para uso. Em seguida, recebe os produtos para fazer a lavagem, escolhe o programa e ciclo de acordo com o tipo de roupa e a máquina faz todo o serviço. São aceitas peças de vestuário, cama, mesa, banho e até mesmo edredom. Ao finalizar o processo de limpeza, basta tirar e colocar na secadora. Já a parte de trás da loja contará com o serviço de lavanderia tradicional, para aqueles que buscam uma lavagem para peças delicadas ou um tratamento especial para alguns itens, como a revitalização, passadoria, lavagem a seco ou o serviço de bactericida, que vem sendo bastante procurado por auxiliar no bem-estar e na melhora da imunidade das famílias.
“Este modelo híbrido, com a opção do autosserviço, será replicado na rede e está disponível para todo Brasil. O investimento neste formato é partir de R$ 115 mil, com três máquinas de lava e seca. Nosso intuito é diversificar o público-alvo da marca, por meio de um modelo que dá autonomia para o cliente, é mais acessível, e tem como benefício a qualidade da 5àsec”, revela o diretor de novos negócios e expansão, Alex Quezada. Segundo ele, o grande atrativo para investimento é o enorme potencial de crescimento. Isso porque, atualmente, apenas 4% da população economicamente ativa utilizam os serviços de lavanderia, sendo que mais de 20% desta população são consideradas clientes em potencial, segundo dados da ANEL (Associação Nacional de Empresas de Lavanderia).