O primeiro semestre de 2022 tem sido de grandes conquistas para a 5àsec, que registrou um crescimento de 64% no faturamento se comparado ao mesmo período de 2021. A maior rede de lavanderias do Brasil segue batendo recordes de vendas na área de expansão, superando anos anteriores e metas da empresa programadas para este ano. Com mais de 500 pontos de venda em todo território nacional, a marca francesa inaugurou 15 operações nos primeiros seis meses do ano e pretende implantar mais 25 novas até dezembro. Outra estratégia da 5àsec será investir nos lockers, mais conhecidos como armários digitais, que são implantados em condomínios residenciais e comerciais, aumentando a capilaridade da marca e auxiliando na venda de serviços. Para isso, são esperados, ao menos, 50 novos lockers até o fim do ano.
Dando sequência aos projetos lançados em 2021, a rede segue apostando em novos modelos de negócios, como a lavanderia de autosserviço e o Hub, além de fortalecer a atuação por meio do e-commerce e dos lockers. No caso do e-commerce, por exemplo, o canal registrou números expressivos no primeiro semestre do ano. Dessa forma, a 5àsec obteve um aumento de 13% nas vendas e um incremento de 26% no faturamento, quando comparado com 2021. Entre os serviços mais procuramos pelos clientes mais conectados, além da limpeza, estão o de revitalizar, branco +, bactericida e engomar. Já as 10 peças mais enviadas para as lavanderias são: camisa, edredom, calça, fronha, lençol, blazer, camiseta, cobertor, vestido e blusa. Vale ressaltar que, de forma geral, tanto no físico quanto no online, a rede já conseguiu superar o volume de peças lavadas, quando comparado ao mesmo período de 2019, pré-pandemia.
“A cada dia os consumidores estão dando mais valor para limpeza e higienização. Isso faz com que as empresas do setor se fortaleçam após a pandemia. Também tivemos mudanças no cenário macroeconômico e o surgimento de novos tipos de investidores, que estão buscando por franquias, pois a rentabilidade é maior do que os investimentos tradicionais e por ter um suporte de redes conceituadas, como a 5àsec, essa alternativa traz menos riscos que os negócios independentes. Por todos estes fatores, o setor de limpeza e conservação tem crescido e virou alvo de pessoas que procuram ingressar no franchising ou aumentar as operações de franquias. No caso das lavanderias, especificamente, o segmento tem crescido muito por ser um negócio enxuto, com poucos funcionários, sem a necessidade de estoque de produtos, e com o funcionamento em horário comercial”, revela o vice-presidente de expansão e novos negócios da 5àsex, Alex Quezada.
Entre as novidades para o segundo semestre do ano, haverá o lançamento de uma campanha que premiará cinco clientes com acompanhante para uma viagem a Paris, na França. A iniciativa será lançada em setembro. Além disso, está no plano estratégico de adensamento da marca a implantação de 50 lockers até o fim do ano. Os armários inteligentes serão instalados em condomínios em todo o Brasil, para facilitar a rotina diária dos consumidores, já que o serviço de lavanderia fica à disposição sete dias por semana, 24 horas por dia, sem cobrança de taxa adicional e com delivery grátis, proporcionando uma experiência diferenciada durante a jornada de compra.