Tendo a operação brasileira como a maior do mundo, a 5àsec retoma o crescimento da marca no Brasil neste primeiro semestre do ano. Com 479 pontos de operação em todos os estados brasileiros, sendo que 27 deles foram inaugurados em 2021, a maior rede de lavanderias do País registrou um aumento de 19,3% no faturamento até agosto. No mesmo período, houve um incremento significativo de 5,3% base de clientes das unidades, graças ao ingresso de novos consumidores que buscam os serviços da marca. Fatores como o avanço da vacinação e a retomada do trabalho presencial impulsionaram os negócios da 5àsec neste ano. A estimativa da marca é de que esse haja um aumento de 20% no faturamento anual, comparado a 2020.
A Pesquisa Trimestral de Desempenho, realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), mostra que o setor de franquias apresentou recuperação no 2º trimestre deste ano, mantendo assim sua trajetória rumo aos níveis pré-pandemia. Segundo o estudo, feito em parceria com a empresa de pesquisas AGP, o faturamento no 2º tri de 2019 foi de R$ 43,122 bilhões, passou a R$ 27,720 bilhões no ano passado e chegou a R$ 41,140 bilhões de abril a junho deste ano. A variação foi de -35,7% de 2019 para 2020 e de +48,4% para 2021. A receita do franchising mostra, portanto, recuperação significativa no trimestre pesquisado, quando comparado ao ápice dos efeitos da pandemia, em 2020. O segmento de Limpeza e Conservação, por exemplo, obteve uma recuperação nos meses pesquisados, com variação positiva de 61,9% no faturamento do segundo trimestre deste ano. Observando-se também o desempenho do segmento nos 12 últimos meses, houve um crescimento de 9,6%.
“Com a população se sentindo mais segura e confiante para sair de casa, graças a imunização com as duas doses da vacinação, os consumidores voltaram a procurar com mais frequência o serviço de lavanderia. Outro fator que vem impactando de forma positiva nossa rede é o aumento da conta de energia elétrica, devido à crise hídrica, e o receio tanto da falta de água quanto de energia nos próximos meses. Como contamos com máquinas com tecnologia avançada, que utilizam um volume menor de água e trabalham sempre cheias, lavando uma quantidade maior de roupas. Toda a energia necessária para movimentá-la é bem utilizada, evitando assim possíveis desperdícios. O cliente também deixa te ter gastos com sabão em pó ou líquido, amaciante e alvejantes. Dessa forma, os resultados são claramente sentidos no bolso do consumidor, já que a economia pode chegar a 30% quando colocamos as contas do mês na ponta do lápis”, revela o presidente da 5àsec, Fábio Roth.
Outra ação que vem auxiliando nos bons resultados conquistados pela rede francesa é o plano de expansão da marca, que tem como meta chegar aos 500 pontos de operação até o fim do ano. “Temos quatro estados que estão em nosso radar, sendo eles Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais, mas todo o País tem oportunidade para a abertura de uma 5àsec. Lançamos modelos de negócio que permitem um alcance maior com investimentos iniciais reduzidos, a partir de R$ 95 mil, voltados para pequenas e médias cidades. Ou seja, estamos explorando o interior dos estados e zonas fora da capital e área central, onde já temos uma forte presença, para aumentar a capilaridade da marca”, comenta o diretor de expansão e novos negócios da 5àsec, Alex Quezada.
Entre as estratégias de expansão, a rede incluiu a conversão de bandeira. A ideia é atrair proprietários de lavanderias independentes e torná-los franqueados. Ao fazer parte da marca, o empresário terá o suporte da franqueadora nas áreas de marketing, gestão e contato com fornecedores homologados. A meta é fazer a conversão de 20 negócios em 2021. A operação de autosserviço da 5àsec, que consiste em lavanderias self-service, também foi um lançamento pensado na comodidade do cliente que pode fazer todo o processo de lavagem e secagem sem a necessidade de um funcionário. Deste modelo de negócio, a franquia esperar abrir 10 novos pontos.