Rumo aos 600 pontos de venda, a 5àsec, rede do segmento de lavanderias, abriu no primeiro semestre deste ano 18 operações em seis estados brasileiros. Com um plano de expansão que visa a interiorização, principalmente com modelos de negócios mais enxutos, como a 5àsec Express e a LavPop – marca que integra o grupo, a rede francesa almeja a abertura de mais 30 lojas até dezembro de 2023. Além das cidades do interior, a rede busca por oportunidades para aumentar a capilaridade em capitais e grandes municípios do País. Já em termos de faturamento, a franquia obteve um crescimento de 12,2% de janeiro a junho, se comparado com o mesmo período de 2022.
As novas operações foram implantadas nos estados de São Paulo, Goiás, Pernambuco, Roraima e Paraná, e também no Distrito Federal, pulverizando a presença da marca em território nacional. De olho em cidades a partir de 55 mil habitantes, a 5àsec busca por investidores que pretendem abrir unidades em locais fora do eixo das capitais do Rio de Janeiro e São Paulo. Dentro do plano de implantação até o fim do ano estão todos os estados da região Sul, Minas Gerais e municípios estratégicos de São Paulo, principalmente Sorocaba, Louveira e São Caetano do Sul. Ainda com objetivo de disseminar o serviço de lavanderia entre os habitantes brasileiros, a rede mantém em seu plano de crescimento as capitais e grandes metrópoles. A intenção da empresa é levar a 5àsec para bairros decentralizados, mas que contam com potencial econômico elevado e se tornaram centros comerciais locais.
“Enxergamos muito potencial em cidades menores e que estão mais distantes dos grandes centros e metrópoles. Dessa forma, estamos em processo de interiorização, focando em municípios que contam com uma economia ativa e o target de público que são consumidores da lavanderia. Além disso, para ingressar nesses locais, temos um formato de negócio que é indicado para aqueles empresários que já atuam no setor em questão, com uma lavanderia de bandeira independente, e que optam por fazer parte de um grupo com quase 30 anos de liderança e excelência no Brasil. Assim, migramos toda a unidade para se adequar aos padrões da 5àsec, aliando mais reconhecimento e expertise da marca que foi criada na França. Além disso, não deixamos de priorizar as metrópoles, que ainda contam com grandes oportunidades de crescimento”, comenta Fábio Roth, CEO da empresa.
A rede, que possui mais de 530 operações em funcionamento, também teve alta nas vendas pelo e-commerce, ferramenta que foi criada em 2017 e impulsionada entre 2020 e 2022. No primeiro semestre deste ano, a marca teve um incremento de 30% nas vendas pelo delivery, mostrando que o serviço online ainda é um forte aliado no faturamento das unidades.
Além das implantações, nos últimos anos, a 5àsec tem investido em novos serviços e proporcionando mais facilidade e agilidade por meio dos canais digitais. Dessa forma, foi lançando uma campanha intitulada “Roupa Suja? Já pra 5àsec”, com a proposta de atrair uma geração mais jovem de consumidores. Para o segundo semestre, a rede segue com a estratégia de reforçar sua nova proposta explorando o conceito: “Você com + tempo pra você”.
“Nosso objetivo é estimular a população brasileira a utilizar lavanderia, mostrar que os serviços são acessíveis e que podem ser muito mais econômicos do que lavar peças de roupas em casa. Se colocar todos os gastos na ponta do lápis, a economia pode chegar até 30%. Por outro lado, a lavanderia traz uma independência para o cliente, que pode utilizar o tempo livre para ter mais oportunidade com a família, amigos ou para realizar alguma atividade”, finaliza.