Em 1994, os tintureiros costumavam retirar as roupas dos clientes em suas casas e devolvê-las cerca de 15 dias depois. Era normal ouvir o aviso “Olha o tintureiro!” por diversas cidades brasileiras. Isso porque, na época, o mercado de lavanderias no País era bastante incipiente. Naquele mesmo ano, a 5àsec – Textile Expert chegava ao Brasil. Mais que uma lavanderia, como a própria marca diz, a 5àsec é uma empresa expert na limpeza, no cuidado e no tratamento dos tecidos, que revolucionou o mercado brasileiro em seu segmento. E em 2023, a rede francesa, que tem a operação brasileira como a maior do mundo, comemora 29 anos de atuação em todo o território nacional. Ao longo desses anos, considerando uma média linear, foram processadas mais de 350 milhões de peças nos mais de 550 pontos de venda.
Para celebrar a data em grande estilo, a 5àsec preparou uma linha do tempo com os principais marcos que fazem parte dessa história de sucesso:
2001 – O ano que marcou a virada do século foi muito especial para a 5àsec, pois a marca foi chancelada pela primeira vez no Selo de Excelência em Franchising (SEF), concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
2003 – 100 unidades ativas no Brasil.
2005 – Seguindo as tendências do mercado, a 5àsec lançou o seu sistema delivery. Além de melhorar a qualidade de vida dos clientes, o serviço de entrega proporcionou um aumento das vendas.
2007 – Conquista do 1º Selo 5 Estrelas referente ao prêmio “As Melhores Franquias do Brasil” da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN).
2013 – Marca recebe pela 1ª vez o Prêmio “Top 25 do Franchising Brasileiro”.
2014 – 5àsec lançava um aplicativo próprio para celulares e tablets.
2015 – 400 lojas em operação no Brasil. No mesmo ano, a rede disponibiliza no mercado uma nova versão do seu app e conquista o 1º Prêmio Lojista Alshop.
2016 – Fábio Roth assume a gestão da 5àsec Brasil e implementa processos de Governança Corporativa focando no crescimento dos próximos anos. Neste ano, a marca celebra a inauguração do novo Centro de Treinamento e recebe o 1º Prêmio O Melhor de São Paulo, pela Datafolha – Categoria Lavanderia.
2017 – A rede lança a BAG 5àsec, que tem como objetivo oferecer mais praticidade aos que buscam por um serviço de limpeza e secagem de peças do dia a dia por um valor atrativo. Investindo cada vez mais em tecnologia da informação, a operação brasileira lança também o e-commerce, mais conhecido como Lavanderia On-line. Em agosto daquele ano, a 5àsec Brasil muda para sua nova sede, em Alphaville (Barueri, SP), lança o Programa de Excelência (PEX) 5àsec e é reinaugurado o Instituto 5àsec.
2018 – A 5àsec inaugura sua primeira loja em supermercado do Grupo Zaffari, na região Sul do País, e lança uma versão atualizada do seu app.
2019 – Inovando, a rede implanta o locker, mais conhecido como armário digital, para ser instalado em condomínios comerciais e residenciais. Também nesse ano, há o lançamento da Universidade Corporativa com foco na formação e desenvolvimento de processos operacionais e gestão das equipes que englobam a rede.
2020 – A rede lança dois formatos de negócios: Express e de Autosserviço. E para auxiliar nas vendas online, a marca lança o assistente virtual, Pierre.
2021 – A 5àsec também anunciou ao mercado o Plano de Assinatura, e o novo modelo de negócio chamado HUB. Para acompanhar o novo comportamento do consumidor, criou o Gift Card, nos valores de R$ 50 e R$ 100.
2022 – O Grupo 5àsec lança a Lavpop, uma lavanderia democrática destinada às cidades e bairros onde a marca francesa ainda não opera, voltada a um público mais jovem e conectado.
2023 – A rede francesa atinge a marca de mais de 550 pontos de venda e 196 grupos de franqueados no Brasil, considerando as informações do SEF (Selo de Excelência do Franchising). Além disso, a marca ganha o primeiro prêmio ABF Destaque Franchising Sustentabilidade, evidenciando as iniciativas ESG realizadas ao longo dos anos.
Vale ressaltar que a 5àsec sempre se preocupou em buscar soluções de ponta para tornar todos os processos mais eficientes, desde os que envolvem a lavagem das roupas até os sistemas de gerenciamento das lojas. Com isso, foi possível desenvolver uma lavanderia inteligente, que se destaca no mercado ao oferecer um serviço de qualidade para os clientes, além de investir em projetos com foco em sustentabilidade, visando a preservação do meio ambiente. A rede abriu suas primeiras lojas entregando roupas como ternos, por exemplo, em até uma hora. Para os clientes e para todo o mercado esse fato foi revolucionário. A 5àsec provocaria, ainda, novas transformações no serviço de lavanderias ao trazer tecnologia avançada para o mercado brasileiro, com máquinas importadas e produtos para limpeza e tratamento de tecidos inovadores. A presença da marca em solo brasileiro também desencadeou uma elevação da qualidade dos serviços prestados.