Em 13 de setembro, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgou dados que mostram que o volume de serviços prestados no Brasil cresceu 1,1% em julho em relação a junho deste ano, registrando a terceira alta seguida, com ganho acumulado de 2,4%. Além disso, na comparação com julho de 2021, o avanço foi de 6,3%, evidenciando a 17ª taxa positiva consecutiva. Já com relação ao acumulado do ano, o setor registrou alta de 8,5% em relação a igual período de 2021. Acompanhando o bom momento do segmento de serviços, a 5àsec, maior rede de lavanderias do Brasil, apontou um crescimento de 64% no primeiro semestre de 2022. Com mais de 500 pontos de vendas espalhados em todo território nacional, a marca francesa dá continuidade ao plano de expansão oferecendo diferentes modelos de negócios e apostando em perfis variados de consumidores.
Uma das estratégias de crescimento da 5àsec no Brasil é a conversão de bandeira, além da implantação de franquias. A ideia é atrair proprietários de lavanderias independentes e torná-los franqueados. Ao fazer parte da marca, o empresário terá o suporte da franqueadora nas áreas de marketing, gestão e contato com fornecedores homologados. A meta é fazer a conversão de 20 negócios até o final do ano. Além da ampliação da presença da 5àsec em todo o País, a marca trouxe para os consumidores novidades em termos de serviços, como é o caso do e-commerce, que no ano passado teve um crescimento de 300%. A operação de autosserviço, que consiste em lavanderias self-service, também foi um lançamento pensado na comodidade do cliente que pode fazer todo o processo de lavagem e secagem sem a necessidade de um funcionário.
“Como há uma mudança cultural ao implantar uma lavanderia self-service, estamos em fase de análise de aceitação deste modelo no mercado, que tem como foco a classe C. Digo isso, pois os clientes contam com uma redução no valor do serviço, que é feito por ele próprio, mas conta com todos os insumos de qualidade e tecnologia da 5àsec. Assim, é possível lavar e secar até nove quilos de roupas em apenas 1 hora. Além disso, durante os últimos anos, lançamos modelos de negócio que permitem um alcance maior e com investimentos iniciais reduzidos e adequados para pequenas e médias cidades. Ou seja, estamos explorando o interior dos estados e zonas fora da capital e área central, onde já conseguimos realizar o adensamento da marca”, revela o vice-presidente de Marketing e Vendas, Alex Quezada.
Entre as novidades para o segundo semestre do ano, haverá o lançamento de uma campanha que premiará cinco clientes com acompanhante para uma viagem a Paris, na França. A iniciativa será lançada neste mês. Também está no plano estratégico da marca a implantação de 50 lockers até o fim do ano. Os armários inteligentes serão instalados em condomínios em todo o Brasil, para facilitar a rotina diária dos consumidores, já que o serviço de lavanderia fica à disposição sete dias por semana, 24 horas por dia, sem cobrança de taxa adicional e com delivery grátis, proporcionando uma experiência diferenciada durante a jornada de compra.
Para continuar expandindo sua operação brasileira, que hoje é a maior do mundo, a marca possui outros formatos de negócios que se adequam ao investimento do franqueado e o local de implantação. São os modelos padrão, Satélite, Express, Autosserviço, HUB e lockers, mais conhecidos como armários digitais, sendo que este último está disponível apenas para quem já atua na rede. O investimento inicial é de R$ 100 mil para quem deseja se tornar um empresário da rede e implantar em uma loja no formato HUB, R$ 140 mil para de autosserviço e R$ 270 mil para o modelo Express. Além disso, o faturamento médio mensal da rede é de R$ 72 mil para todos os formatos de loja, com taxa de lucratividade que varia de 20% a 30% e prazo de retorno do investimento de 24 a 40 meses.