O Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian mostrou que foram abertos 325.447 novos negócios em agosto de 2020 no Brasil. Este é o segundo maior número da série histórica, que perde apenas para o mês de julho, também deste ano, na comparação dos mesmos períodos de 2019.
Este crescimento está diretamente ligado aos Microempreendedores Individuais (MEIs) que puxam estes números com 14,5%, representando 77,1% do total. Esta modalidade de formalização é possível com diversas microfranquias.
Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), a pandemia fez crescer a busca de interessados em neste modelo mais enxuto de operação. “O mercado de franquias sempre recebeu profissionais em busca de alternativas de renda, o empreendedorismo por necessidade. Agora, algumas redes têm relatado um maior interesse, em especial, para as microfranquias, com dois perfis principais: os profissionais que perderam o emprego e com o dinheiro da rescisão decidem investir; e pequenos empresários que aproveitam a queda dos preços dos aluguéis e a baixa dos juros para abrir novas frentes”, explicou a diretora de microfranquias da ABF, Adriana Auriemo.
Seja por necessidade ou pelo simples desejo de empreender, os dados chamam atenção pela rápida forma que muitos encontraram de passar pela crise.
Confira uma seleção de franquias que podem oferecer bons resultados.
Rede de loja de moda fitness, entrou de vez para o setor de franquias no começo de 2020 para potencializar seu crescimento e criar novas oportunidades para os empreendedores. A sócia Caroline Castellano, começou a vender roupas personalizadas no vestiário da academia que treinava. Com o sucesso da empreitada, ela e seu marido Hugo viram que o negócio tinha muito potencial. “Certo dia ela me contou que havia vendido R$ 6 mil somente no vestiário da academia e nesta hora vi o quanto este negócio tinha futuro e apostamos acertadamente nele”, revela Hugo. O perfil de novos franqueados são homens e mulheres empreendedores, que simpatizam com o universo fitness e que tenham visão comercial. O investimento inicial é de R$99 mil, com lucratividade de 21% e retorno entre 18 e 24 meses.
Investimento inicial: R$ 99 mil
Faturamento médio mensal: R$ 29 mil
Lucro médio mensal: 21%
Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
Royalties: R$ 1 mil por mês
Criada em 2009 da união de ideias e conceitos dos empresários Artur Hipólito e Marco Imperador, que estudaram o mercado e concluíram que, com o aumento gradual da expectativa de vida da população brasileira, havia um mercado em potencial ainda inexplorado: uma rede de franquias de cuidadores de pessoas, sobretudo com foco na terceira idade. A rede é pioneira no segmento e para se tornar um franqueado, o investimento inicial é a partir de R$ 25 mil, com faturamento bruto (média) em torno de R$ 80 mil por mês. O modelo de negócio Home Angels apresenta margem média acima do mercado, baixo custo operacional e retorno do capital investido é de 18 e 24 meses. Mesmo com a pandemia, o crescimento da Home Angels aconteceu de forma exponencial.
Investimento inicial: entre R$ 25 a R$ 100 mil*
Taxa de franquia: entre R$ 20 a R$ 50 mil**
Capital de giro: entre R$ 5 a R$ 15 mil
Royalties: 8% sobre faturamento bruto
Taxa de publicidade: 2% sobre o faturamento bruto
Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
Lucro mensal: entre 25% a 35% sobre o faturamento bruto
Prazo de retorno: 18 a 24 meses
Há quase dez anos no mercado atendendo endereços residenciais e comerciais, a rede conta com métodos eficazes de limpeza e desinfecção, seguindo protocolos europeus e que garantem segurança em sua aplicação. O investimento inicial para o novo franqueado é a partir de R$ 35 mil, que receberá formação técnica completa, contará com ferramentas de gestão, suporte administrativo e garantia de contratos iniciais.
Investimento inicial: a partir de R$ 35 mil*
Taxa de franquia: R$ 20 mil
Royalties: 7%
Taxa de publicidade: isento
Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
Lucro mensal: 15% sobre o faturamento bruto
Prazo de retorno: 6 a 18 meses
*Incluso taxa de franquia e capital de giro
O modelo de microfranquia home office do Mr. Fit, rede de alimentação saudável, ganhará ainda mais força no pós-pandemia, tornando-se uma alternativa viável, tanto para o franqueado, como para o consumidor. Entre as vantagens estão: menos tempo de deslocamento, acessibilidade a qualquer momento, menor custo para manter as instalações, já que é administrada da própria residência. Com investimento total de R$ 6.250, o pacote inclui taxa de franquia, freezer e as primeiras 100 refeições, além de mil mini cardápios. A entrega das refeições é feita via delivery, por meio de aplicativo da própria rede ou de apps parceiros, como o iFood.
Modelo de negócio: Microfranquia (home office)
Especialidade: refeições ultracongeladas
Investimento inicial: R$ 6.250*
Taxa de franquia: R$ 2.800
Insumos: R$ 3.450
Royalties: isento
Taxa de publicidade: isento
Faturamento médio mensal: de R$ 2 a R$ 12 mil
Lucro mensal: 30% a 40% sobre o faturamento bruto
Prazo de retorno: 4 a 12 meses
*Incluso taxa de franquia
A rede de ensino de inglês e espanhol lançou uma modalidade voltada para professores – os que já eram oferecidos não exigiam que o investidor fosse também da área da educação. Com investimento inicial de R$ 50 mil, o franqueado é quem dá as aulas e faz toda a gestão do negócio, trazendo sua expertise somada à estrutura da rede. O novo modelo é interessante também para pequenas cidades, onde há bastante procura, pouca oferta e muitas vezes o aluno precisa se deslocar para cidades próximas para ter aulas de idiomas, o que dificulta a adesão.
Valor de investimento inicial: R$ 50 mil
Taxa de franquia: R$15 mil
Capital de giro: entre R$15 e R$20 mil
Royalties: *Programa de Royalties Free
Taxa de publicidade: 3% sobre o faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 20 mil
Rentabilidade: 25%
Payback: aprox. 20 meses