5 dicas rápidas para escolher uma boa franquia

Com o bom desempenho do franchising nacional, a busca por franquias tem sido uma opção para quem busca empreender. Porém, para não ser levado pela emoção de ter o próprio negócio, é importante se informar sobre o setor e fazer a escolha certa.

Para isso, Gustavo de Freitas, diretor executivo do Mercadão dos Óculos, uma das maiores e mais premiadas redes de óticas do Brasil, separou cinco dicas rápidas que devem ser levadas em consideração na hora de investir em uma franquia. Confira:

1.      Cheque a reputação: todos os anos, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) premia com o Selo de Excelência em Franchising as marcas mais bem avaliadas pelos franqueados. Este é um excelente termômetro para saber sobre a satisfação do negócio.

Em apenas três participações, o Mercadão dos Óculos ganhou o Selo de Excelência em Franchising por três vezes seguidas.

2.      Pergunte sobre o suporte: a falta dele é uma das principais reclamações dos investidores, que se sentem isolados e com a sensação de que foram enganados. Converse com a franqueadora, mas também com franqueados para saber exatamente como funciona esse trabalho.

Por três anos seguidos (2017-2018-2019), o Mercadão dos Óculos ganhou cinco estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, da Pequenas Empresas & Grandes Negócios, em que o suporte ao franqueado foi um dos quesitos avaliados.

3.      Pense além do momento: essa franquia ainda será um bom negócio daqui a dois anos ou é só uma onda do momento? Procure por segmentos que há anos apresentam rentabilidade ou que oferecem uma solução atemporal.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2050, metade da população mundial será míope ou terá algum problema de visão. No ano passado, o segmento óptico faturou mais de R$ 20 bilhões.

4.      Avalie a localização: em geral, a escolha é feita pela franqueadora, mas deve-se tomar cuidado, pois um ponto com pouca movimentação e com muitos concorrentes irá dificultar o andamento do negócio. Pergunte: como a rede avalia a localização de uma unidade? É um bom método?

O Mercadão dos Óculos utiliza sistemas de georeferenciamento com alta tecnologia e realiza pesquisas do ramo óptico  da cidade e  principais concorrentes, avaliando o melhor quadrante e perfil do ponto comercial que atenda às demandas locais.

5.      Atenção à taxa de rentabilidade + retorno de investimento: quanto a franquia é rentável e em quanto tempo o investidor receberá seu payback? Deixar esses números passar batido e não avaliá-los é um erro comum no franchising.

O Mercadão dos Óculos possui rentabilidade líquida de 15% a 25% do faturamento bruto da loja devido ao mark-up de produtos a partir de 300%, com ganhos principalmente pelas parcerias com grandes laboratórios nacionais e lente própria para óculos de grau.