Depois de um ano atribulado, em meio a crise econômica que o Brasil vem enfrentando, as empresas só tem um objetivo em 2015: crescer. Para fazer o negócio prosperar, o especialista em marketing para franquias e CEO do Grupo MDCom, Denis Santini, dá cinco dicas essenciais.
1. Cuide do seu consultor de campo
Sim, ele hoje é uma das figuras mais importantes de um rede de franquia. Quanto mais capacitado e quanto mais capacidade ele tem de ajudar, de realmente prestar uma assessoria ao seu franqueado, menor será o ruído entre o franqueador e o franqueado.
2. Treine, treine, treine
Não apenas o franqueado, quando ele entra na rede e faz o treinamento inicial com a equipe, mas mantenha um programa de treinamento continuo, para que o próprio franqueado possa se reciclar manter sua equipe afiada. Hoje, com a tecnologia, estes programas de treinamento podem até, com certa facilidade, ser feitos de forma on line, via internet, mas é importante manter um calendário de cursos presenciais também.
3. Tecnologia/extranet
Hoje é quase impossível pensar em uma rede de franquia sem o suporte da tecnologia e, com uma ferramenta de extranet na franqueadora, em que os franqueados possam acessar informações sobre a franquia, seus produtos, dicas de gestão, novos produtos e serviços, troca de experiência entre outros franqueados, material de comunicação, canal com a equipe da franqueadora, e muito mais, a tecnologia, entre outras coisas, servira também para facilitar esta comunicação entre franqueadores e franqueados.
4. Esteja Atualizado SEMPRE e conte isso para a sua rede
Os seus franqueados esperam que você, franqueador, esteja à frente do mercado, ou seja, ele espera que estude a concorrência, tendências e se antecipe, que você esteja antenado ao que acontece ao seu redor e que possa prover para a sua rede de franquias este conhecimento. É bem provável que você já faça isso, mas será que comunica isso de forma clara para a sua rede de franquias? Será que seus franqueados têm esta percepção da sua marca/gestão?
5. Ouça seus franqueados, todos eles
Eles têm muita coisa boa para te contar sobre os consumidores, gestão de loja, o dia-a-dia da unidade, etc. Facilite esta comunicação, seja através da extranet, dos consultores de campo, com comitês e conselho, e até mesmo na sua convenção anual. Tenha espaço para os franqueados compartilharem as boas práticas com a rede.
RETORNO COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
Thiago Paes
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