4 dicas para preparar e crescer seu negócio em 2024

Pensando na concorrência vivenciada pelos franqueados, Di Santinni traz quatro dicas que podem potencializar seus resultados

Com uma perspectiva de estagnação no setor, conforme indicado pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) e a queda de 2,3% no volume de vendas do mês de agosto em comparação ao mesmo mês do ano anterior, o setor varejista está se preparando para os resultados para as datas de final de ano. Como uma das estratégias, a gestão eficaz da loja e a ênfase na experiência do cliente desempenham um papel crucial como diferenciais competitivos. Compreendendo esses fatores e aplicando estratégias de forma adequada, é possível impulsionar significativamente o desempenho do negócio.

Pensando nessa aproximação e fidelização dos clientes, a Di Santinni, grupo com mais de 40 anos no varejo de calçados multimarcas, separou quatro dicas que aplica nas suas franquias e pode ajudar empreendedores a gerir melhor a sua loja e gerar melhores resultados:

Seja organizado e analítico

Para que o seu negócio tenha um melhor direcionamento das ações a serem feitas, é importante que seja feita uma análise de dados, mas quais dados são esses? São os insights gerados através de todos os processos ocorridos que envolvem a franquia que podem gerar diferentes informações, é possível notar quais são os principais produtos vendidos, qual o público que você mais atende, períodos do ano em que se vende mais ou menos, atendentes que atingem melhores resultados e diversos outros pontos que podem ser interpretados através de indicadores para tomar melhores decisões.

Capacite a sua equipe

Para obter melhores resultados, é interessante iniciar o processo de mudança internamente. A partir de treinamentos e qualificações, os profissionais da sua loja vão estar aptos a desenvolver as atividades cotidianas de maneira mais efetiva e assertiva, seja nas demandas internas ou mesmo no relacionamento com os clientes que vão estar presentes na sua loja.

Através desse processo de capacitação dos colaboradores, o desempenho individual é aprimorado, contribuindo assim para o sucesso da franquia, seja pela possibilidade de inovar, a capacidade de se adaptar às mudanças e a cultura organizacional fortalecida por um ambiente de aprendizagem, afirma Diego Caravaca, Head de Franchising e Expansão da Di Santinni.

Tenha um atendimento de qualidade

A capacitação dos colaboradores impacta diretamente na experiência do cliente, que é um dos principais pilares quando se pensa na gestão de uma loja. A partir do bom atendimento que se inicia o processo de aproximação e fidelização dos clientes de uma loja. É de extrema importância dar voz ao cliente, entender suas necessidades e tratá-lo da melhor forma possível para que ele se identifique com a loja e te priorize em relação aos seus concorrentes.

Tenha um produto campeão de vendas

O que seria um produto campeão de vendas? É aquele item que seduz o consumidor, que pode ser vendido com uma margem de lucro menor propositalmente para chamar a atenção do cliente. A partir desse primeiro contato através do produto é importante apresentar a loja mostrando um outro foco pelo qual esse potencial cliente possa se interessar e assim conhecer a loja.