4 dicas essenciais para quem quer abrir uma franquia de semijoias

Ao longo dos últimos anos, o desejo de empreender se tornou cada vez mais forte: investir em no negócio próprio, em um segmento que é do agrado da pessoa, vale a pena. Juntamente a isto, um setor que ganhou muita força foi o franchising, que oferece a segurança e o know how de marcas já consagradas no mercado, garantindo uma maior chance de sucesso para quem está começando do zero.

Não à toa, este segmento apresentou uma alta de 8,4% no segundo trimestre de 2018, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF) – o faturamento cresceu de R$ 37,565 bilhões para R$ 40,734 bilhões, se comparado ao mesmo período do ano passado. Uma área de franquias que costuma agradar é a de semijoias.

“Este segmento de acessórios é uma boa aposta, já que possui um apelo com o público que faz com que nunca saia de moda e esteja sempre se reinventando. De qualquer forma, é preciso ter cuidado na hora de escolher a melhor opção, levando em consideração até mesmo o perfil do franqueado”, explica João Leno Azevedo, sócio e diretor de expansão da ArtCoco, rede de franquias especializada em bijuterias, joias e semijoias.

Pensando nisso, João Leno separou quatro pontos para analisar antes de investir em uma franquia de semijoias. Veja abaixo:

Afinidade

Antes de mais nada, o empreendedor deve ter certeza de que tem afinidade com o segmento no qual está prestes a entrar. No caso da venda de semijoias, bijuterias, dentre outros acessórios, João Leno afirma que é preciso ter consciência, por exemplo, de que o contato direto com o público – aliado a um bom atendimento – pode ser fator determinante para o sucesso de seu negócio.

Mercadoria de qualidade 

Aqueles que possuem uma franquia que lida com o gosto pessoal de cada cliente, como é o caso das lojas de acessórios, devem saber que não necessariamente suas próprias preferências serão as mesmas da maioria. Atuando nesta área, então, é preciso se manter atualizado nas tendências do momento, para garantir um atendimento mais eficiente, que pode, até mesmo, garantir a fidelização do cliente.

Escolha do ponto

Assim como a escolha de uma casa, definir o ponto comercial de sua franquia é muito importante. No momento da escolha, é preciso levar em consideração uma série de fatores, como por exemplo, o fluxo de pessoas, sobretudo que se encaixam com a mercadoria que oferece, concorrentes e lojas que estão ao redor e, principalmente, se é uma região segura e se o aluguel cabe em seu orçamento.

Marca

Na hora de investir em uma franquia, seja ela do segmento de semijoias ou qualquer outro, é necessário levar em consideração o fato de que parte do sucesso de sua loja vai depender também da reputação da marca. Portanto, João Leno aconselha que, antes de tomar qualquer decisão, o empreendedor deve fazer uma boa pesquisa as marcas que são consolidadas no segmento.

Ficou interessado em abrir uma franquia de semijoias? Conheça a ArtCoco.