Após o fim de um casamento, Mônica Burgos decidiu que era hora de promover uma mudança em sua vida. Então resolveu abandonar a carreira de oito anos como advogada em Itabuna, no Sul da Bahia, e partiu para o Rio de Janeiro, levando seus três filhos, em busca de uma formação na área de moda. Autodidata, buscou, por conta própria, aprofundar os estudos na área de marketing olfativo e entender como o cheiro pode representar uma marca e fidelizar seus clientes.
De volta à Bahia, a então Consultora de Moda precisou complementar a sua renda familiar, por entender que trabalhar apenas com moda na Bahia seria um começo difícil. Passou então a vender, porta a porta, aromatizantes artesanais comprados de uma empresa localizada em Teresópolis, no Rio de Janeiro. No início, visitava as lojas das amigas na cidade de Itabuna, Sul do estado. O sucesso nas vendas foi tanto que Mônica passou a ser a melhor cliente da empresa que fabricava fragrâncias com embalagens simples, mas com perfumes marcantes e boa fixação.
Logo, a consultora estava visitando lojas e empresas de Salvador, apresentando a ideia de eternizar na lembrança das pessoas a identidade olfativa das marcas através dos aromatizantes.
Foi aí que um amigo de longa data, Cesar Fávero, identificou o potencial de Mônica como vendedora e a convidou para criarem uma indústria do ramo olfativo. Assim, em 2002, nasceu a Avatim, que significa, em tupi-guarani, cheiros da terra.
Inicialmente focada em aromatizantes de ambientes, a Avatim passou a desenvolver fragrâncias exclusivas para outras empresas. Ao entrar no Hotel Copacabana Palace, no Rio, os hóspedes já puderam se encantar com o perfume do hall, quartos e roupa de cama, desenvolvido pela marca justamente para fixar na memória das pessoas essa lembrança sensorial. Hoje, a empresa baiana assina a experiência olfativa de lojas como Água de Coco e Ellus do Brasil, além do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Mas a Avatim foi mais longe e passou a combinar suas fragrâncias com um grande leque de produtos cosméticos de home care e body care, porque não só as empresas, mas muitas pessoas se apaixonavam pelas essências.
Atualmente, a Avatim tem lojas em 22 estados do Brasil, além de 1.000 revendedores porta a porta e distribuidores. Em 2015, a Avatim recebeu o prêmio de LIDE de Empresa Empreendedora do Ano, pelo Grupo de Líderes Empresariais e foi finalista do Prêmio EY, na categoria Emerging. No final de 2016, a empresária Mônica Burgos foi a grande vencedora do Prêmio Grandes Mulheres, da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios em parceria com o Facebook e Instagram, acumulando também o destaque na categoria #ElaFazHistória.