Sete qualidades essenciais para construir seu próprio império

Publicado em 22/01/2020 por Imprensa

Lucas Atanázio Vetorasso, CEO do Grupo ATNZO, possui mais de 1400 franquias na conta

O meu business é este. Identificar negócios promissores e transformá-los em gigantes. Obviamente com planejamento a curto, médio e longo prazo. Logo, você pode imaginar a quantidade de pessoas que recebo no escritório propondo parcerias, sociedades, entre tantos formatos de união comercial. Este artigo, como todos os que tendem a transformar situações difíceis em pequenas listas de cinco a dez passos, não passa de um pequeno e fantasioso guia. Sim, se pensou que o império nasce da leitura de um artigo, pode parar por aqui, por favor. Agora, se entendeu que se trata de um direcionamento, vamos prosseguir.  

Enquanto dava uma lida em sites de negócios brasileiros, percebi comentários em uma matéria sobre dinheiro e renda. A maioria deles dizia algo que, basicamente, afirmava “no Brasil, para ser rico, ou você é herdeiro, ou ganha na Mega-Sena”. Vida triste a dessas almas frustradas que cansaram de lutar.

Quero dizer, caro leitor, que esta não é uma crônica de natal, em que pássaros cantam e o mundo é envolto em mágica. Mas, sim, comecei do nada e sem ninguém, com uma mesa velha e um computador usado. Hoje, presido um dos maiores grupos de franquias do país. Temos marcas e negócios em todos os cantos do Brasil e, inclusive, no exterior. Mas o foco aqui é dizer que tudo isso tem sido conquistado, em alguns anos, com muito sangue, suor e lágrimas derramados. Nada é fácil. Não existem fórmulas mágicas, mas existe o básico. Seja fiel no pouco, que o muito lhe será dado. Separei algumas qualidades essenciais que você terá de construir para alcançar seus objetivos:

1-     Assuma os riscos, coloque tudo em jogo. Quanto vale o teu sonho? Oito ou 16 horas trabalhadas por dia? Vale a pena andar a pé por alguns meses? Lembre-se que tudo na vida parte de uma decisão. Quanto maiores os riscos, maior o medo e a chance de queda. Mas também, maiores são as chances de vitória.

2-     Mantenha a disciplina. No início, minha sala era no corredor da garagem da casa do meu avô. Eu me levantava cedo, me vestia formalmente e ia para o computador trabalhar, mesmo em dias que não haveria clientes ou visitas. Se quiser ser grande, comece a se portar como tal, agora!

3-     Decida certo e rápido. Quando se trata da construção de um império, as escolhas, desde a base, fazem toda a diferença. Decidir qual caminho seguir em um mercado que parece uma montanha-russa, pode ser complicado, por isso conheça seu ramo como conhece cada pedaço da sua casa.

4-     Não tenha medo de ser diferente. Steve Jobs dizia que pensar de forma diferente é atrever-se a derrotar o fracasso.

5-     Persista. Sei que você já acordou cansado, parecendo que estava carregando o mundo nas costas. Seja bem-vindo ao mundo das grandes conquistas. Pode não existir uma métrica, uma fórmula, mas existe, sim, um padrão. Todos os que alcançaram o sucesso em suas vidas profissionais, saíram de fracassos.

6-     Aprenda com seus erros. Persista sim, mas saiba a hora de mudar a rota do barco. Pequenos ajustes fazem grandes diferenças no resultado. Corrija as velas na hora certa e não terá para ninguém!

7-     Conheça sobre pessoas. Os negócios não são sobre computadores, métricas, fórmulas. Nunca foram. Negócios são sobre pessoas e suas infinitas perspectivas e nuances. As grandes marcas, as que você consome, inclusive, não vendem produtos, vendem sonhos, experiência. Para alcançar o sucesso em sua vida, independentemente do ramo, conheça o comportamento humano.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Investir em franquias , Dicas para investir em franquias