Há muitas formas de avaliarmos o sucesso de um negócio: a satisfação e a reputação que a empresa tem perante seu público; o modo como os colaboradores se sentem orgulhosos de representar aquela instituição; o retorno financeiro obtido pelo empreendedor ao longo dos anos… Estas são apenas algumas métricas que, quando combinadas, geralmente se traduzem em uma empresa com potencial de crescimento e fortalecida.
Por sua vez, no mundo das franquias, não é muito diferente: franquia forte é aquela que se expande. De preferência, permitindo que franqueados já alinhados com os princípios e valores daquela marca, administrem mais de uma unidade e obtenham ainda mais retorno sobre seus investimentos. Mas existe um segredo central para o sucesso e, consequentemente, para a expansão de uma franquia?
De acordo com minha experiência, acredito que, embora cada empreendedor tenha uma jornada única, é possível, sim, listar alguns pontos essenciais que não podem deixar de existir dentro da gestão de uma franquia, sobretudo levando em conta o contexto, promissor e desafiante, do mercado atual.
1. Gestão profissional por meio de indicadores
Não adianta. Se antigamente o mercado permitia a gestão de um negócio com base instinto e na boa vontade, hoje, com o aumento da competitividade das marcas presentes no franchising, é muito arriscado não administrar cada departamento de uma franquia – das finanças aos recursos humanos – levando em conta indicadores e métricas sólidas de gestão.
Um importante estudo do Sebrae, inclusive, confirma que a falta de uma gestão eficiente, aliada a falta de planejamento de capacitação, está entre as principais causas para a morte de uma empresa em seus primeiros anos.
2. Boa relação com a franqueadora
A relação com franqueados faz parte do meu dia a dia e é um dos meus temas favoritos dentro do universo do franchising. Isso porque, sem a construção de uma parceria sólida, em que cada elo da relação entenda suas responsabilidades, é impossível construir uma franquia de sucesso.
Neste sentido, da parte do franqueado que deseja crescer, é fundamental que ele busque atender e cumprir com os valores, metas e princípios de excelência de uma franquia, zelando pelo valor da marca e contribuindo para o seu crescimento. O franqueador, por sua vez, deve oferecer todo o suporte que o franqueado precisa para estruturar seus processos de gestão, corrigir eventuais falhas e tirar qualquer dúvida dentro de sua jornada empreendedora.
3. A experiência do consumidor
Você sabia que quase 90% dos brasileiros acredita que a experiência que uma marca oferece é decisiva na hora de decidir por uma compra? Reflita você mesmo: quantas vezes voltou em um restaurante em que teve um péssimo atendimento ou comprou em uma loja que não lhe ofereceu a devida atenção?
Sendo assim, pensar na experiência que você oferece para os seus consumidores – buscando superar aos padrões de atendimento exigidos pela franquia – é outra ação que irá favorecer sua jornada de crescimento e expansão.
4. O papel da inovação
A tecnologia, por sua vez, pode lhe trazer diferenciais competitivos importantes na hora de crescer, seja, por exemplo, na hora de oferecer um portfólio de produtos e serviços mais variado e atrativo para os novos consumidores; para ofertar um serviço mais rápido e eficiente; ou mesmo para reduzir desperdícios e custos nas operações internas de um negócio.
Na Odontoclinic, por exemplo, oferecermos para os nossos franqueados desde um hall amplo de tratamentos alinhados com as últimas tendências da odontologia até sistemas de gestão automatizados, além de todo o suporte tecnológico que os profissionais de uma clínica precisarão para exercer seu trabalho com o máximo de qualidade e levando em conta os desafios atuais do universo odontológico.
5. Se permita sonhar
Finalmente, dentro da trajetória de um empreendedor, há um elemento muito importante que deve partir dele: a autodeterminação para crescer, para explorar e se tornar expert de um mercado e para ser capaz de superar os desafios que irão fazer parte de qualquer jornada empreendedora – seja ela, dentro ou fora do universo de franquias.
É por isso que, na Odontoclinic, sempre perguntamos qual o tamanho do seu sonho. Se o teu desejo é crescer dentro de uma marca sólida, exigente e que tem como princípio oferecer o melhor para os pacientes, a Odontoclinic é o lugar certo para você voar. Não à toa, mais de 70% de nossos franqueados possuem mais de uma clínica.