O setor de estética está em alta no Brasil. Ainda no início da pandemia, em 2020, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) apresentou dados de que o setor da beleza cresceu quase 6%. Já no ano seguinte, em 2021, o crescimento continuou no primeiro quadrimestre do ano com um aumento de 5,6%. A expectativa para 2022 é um cenário ainda mais positivo.
Isso mostra que mesmo em meio à crise econômica e sanitária causada pela pandemia de Covid-19, o mercado de estética não parou. Os brasileiros não deixaram de cuidar da beleza, por considerarem muito importante a apresentação pessoal e a manutenção da saúde. E, é claro, a elevação da autoestima em tempos difíceis.
As mulheres procuram as clínicas de estética buscando renovar o amor-próprio, a autoconfiança, serem bem tratadas e se sentir à vontade para realizar os procedimentos, pois além da beleza, a prioridade sempre é a saúde e o bem-estar.
Junto com isso surge também uma oportunidade de mercado em ascensão. As mulheres claro foram impactadas por esse setor, e resolveram investir.
Com resultados positivos e números tão expressivos, as empreendedoras de plantão não pensaram duas vezes em apostas nas franquias do ramo estético. Um modelo prático e viável para a abertura de um empreendimento.
Nos últimos 12 meses, o setor de franquias apresentou uma variação positiva de 8,4% da receita em relação a 2020, avançando de R$ 168,1 bilhões para R$ 182,3 bilhões. Já entre os meses de julho a setembro de 2021, o segmento de saúde, beleza e bem-estar apresentou o terceiro maior resultado do franchising, com alta de 9,1% – atrás apenas de turismo e hotelaria, e casa e construção.
Esses dados mostram um grande potencial, seguro e acessível, de investimento para as mulheres empreendedoras. O mercado da estética está crescendo cada vez mais, com o lema de levar a beleza, saúde e bem-estar – por meio da estética – para o público feminino.
Mas é importante que essas investidoras que pretendem abrir uma franquia busquem dois principais diferenciais: serem reconhecidas pela excelência no atendimento e ter um serviço acessível para o grande público, independente do poder aquisitivo ou classe social.
Ao adquirir uma franquia, a empreendedora tem acesso a vários benefícios, como a prospecção de clientes, protocolos exclusivos, acesso a equipamentos modernos do mercado, altíssima lucratividade e mentoria ao franqueado e estudos de geomarketing.
É claro que o sucesso da sua empresa está totalmente ligado à determinação e à coragem para não desistir diante das dificuldades que, diga-se de passagem, não são poucas.
Minha vida, por exemplo, foi tomada por desafios que sempre busquei superar por meio dos pilares: força, foco e fé. Quando fiquei viúva do meu primeiro marido, com 21 anos e um filho de apenas dois, decidi ir em busca do meu sonho. Iniciei um curso na área de estética, deixei o emprego que tinha para atender a domicílio, oferecendo os meus serviços de porta em porta, levando maca e equipamentos dentro de um carro popular apertado. Com o crescimento no volume de clientes, consegui finalmente abrir minha clínica em um local próprio na minha cidade natal, Joinville (SC). A partir daí, sempre amparada pela minha fé em Deus, não parei de crescer, abrindo minhas portas para que outras mulheres também empreendedoras pudessem ter na estética a sua garantia de renda, liberdade e autonomia financeira.
E os resultados vieram: no ano passado, seguindoo a tendência em alta do mercado, mais que dobramos o número de clínicas, encerrando com mais de 100 unidades abertas, enquanto 84 contratos de novas franquias já estavam assinados para abertura de novas clínicas. O plano, agora, é fechar o ano de 2022 com pelo menos 200 unidades inauguradas – meta que se alia à nossa missão de levar mais confiança, autoestima e beleza para todas as mulheres, clientes e empreendedoras.
Uma dica interessante para quem está procurando trilhar os rumos do empreendedorismo é não desistir dos seus sonhos e procurar sempre se especializar no que faz, evitando questionamentos injustos à nossa competência e qualidade de trabalho enquanto mulheres.
A maioria das unidades franqueadas atualmente é composta por famílias de empresários, casais que escolheram seguir o mesmo caminho de negócio para crescerem juntos. No meu caso, a família foi mais que um pilar, mas a base para o sucesso do empreendimento. Fato é que, quem trabalha junto, com propósito, sempre chega lá.
Mary Iaczinski é empresária do ramo de estética, fundadora da rede Virtuosa.