A comunicação é um processo social básico que rege todas as relações humanas e que torna possível a vida em sociedade. Sem ela, não haveria qualquer tipo de interação entre as pessoas. Quando o tema é relacionado ao dia a dia de uma empresa, ele mostra-se tão essencial como na vida cotidiana. O verbo comunicar vem do latim communicare e significa saber, fazer, participar e tornar comum.
Logo, o ato de comunicar-se faz com que uma informação seja comum a todos os envolvidos no processo. É importante entender que a comunicação envolve três etapas essenciais: a emissão, a transmissão e a recepção. Para ter sucesso, é preciso que todas elas aconteçam de forma correta, ou seja, a emissão precisa ser bem feita e a transmissão deve ter qualidade para levar a mensagem ao receptor.
Para ter eficácia ao transmitir uma informação, o comunicador deve conhecer bem o público que se deseja atingir. Afinal, não adianta dizer A se o receptor quer ouvir B. Ao ter esse conhecimento, as chances de sua mensagem ser recebida da maneira desejada é maior. E por que o empresário deve preocupar-se com a comunicação em sua empresa?
Em primeiro lugar, é por meio dos processos comunicacionais que uma franquia transmite informações para seus clientes e futuros consumidores e, melhor ainda, vende seus serviços e produtos. São as ferramentas de comunicação que garantem o posicionamento de uma empresa no mercado.
Muitas vezes, pequenas e médias organizações não investem nessa área, principalmente, por recursos limitados e descrença nos resultados. A partir disso, é importante perceber que não se trata apenas de um gasto, e sim de um investimento para qualquer franquia.
Quando se fala em comunicação, uma série de elementos está envolvida, desde escolha do nome, estudo da marca, construção da identidade visual, até mídias sociais, marketing de conteúdo e assessoria de imprensa. Aqui vai um exemplo fácil de ser entendido: é por meio da identidade visual que os consumidores reconhecem uma empresa e sua área de atuação, é assim também que a franquia deixa claro o público que deseja atingir.
Independente do tamanho da organização, definir o perfil dos clientes que se deseja atingir e desenvolver estratégias de comunicação para dialogar diretamente com eles são ferramentas importantes para o sucesso de um negócio. Ao identificar os consumidores que valorizam o que sua empresa vende, procure atuar de maneira efetiva para atraí-lo cada vez mais.
Outro ponto-chave é a comunicação entre franqueador e franqueados. Não adianta ter um bom relacionamento com o público externo se com o interno há falhas e ruídos. Para muitas franquias, esse é um ponto bastante sensível e deve ser aprimorado para garantir o sucesso da rede.
E a receita não é nenhum mistério: basta ser transparente e objetivo. Lembre-se, o processo comunicacional deve ser simples para que todos os envolvidos entendam as mensagens e os direcionamentos.
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