O aplicativo para gestão de micro e pequenas empresas MarketUp, criado por um time de desenvolvedores com passagem por empresas como Google, Facebook e Positivo, deve lançar no próximo ano uma versão exclusiva para gestão de franquias, com melhorias nas áreas de estoque, relatório diferenciados e ferramentas de interação entre franqueador e franqueado.
Em conversa com o Mapa das Franquias, o desenvolvedor do projeto e CEO do MarketUP, Carlos Azevedo, revelou que a novidade está ainda em fase piloto e já foi adotada por cerca de 30 unidades de uma grande rede de cosméticos e com previsão para ser disponibilizado para outras marcas em 2016.
“Varia redes nos procuraram e a gente viu nesse mercado como um setor muito legal decidimos investir numa versão específica para franquias. Estamos fazendo esse piloto para o começo do ano que vem ter uma versão específica para franquias disponível no mercado”, conta o CEO da MarketUP, Carlos Azevedo.
O aplicativo já conta com cerca de 50 mil usuários e com um potencial de crescimento enorme, já que o número de pequenas e micro empresas adotando sistemas de gestão digitais tem aumentado ao longo dos anos, segundo explica Azevedo.
“Eu vi que 70% das micro e pequenas empresas não tinham sistema de gestão, mas é um número que está caindo. Antigamente era 80% e foi para 75%, 70%. Ou seja, as micro e pequenas empresas estão adotando sistemas de gestão, mas os sistemas que tem ou são ruins ou são caros”, explica o executivo.
Para desenvolver o MarketUP, Azevedo conta que usou sua própria experiência como gestor quando, durante um período sabático, dedicou-se a abrir um restaurante em São Paulo. Foi nesse momento que o empresário percebeu as principais dificuldades de um pequeno empreendedor e decidiu fazer algo que de fato ajudasse o pequeno negócio.
“O Brasil tem uma excelente taxa de natalidade de empresas, são cerca de 1,5 milhão de empresas novas todos os anos, mas também temos uma taxa de mortalidade muito grande e se você for estudar o porquê de termos uma taxa de mortalidade grande, a maior razão é problemas de gestão”, revela.
Da parceria com o ex-vice-Presidente do Google e do Facebook, Alexandre Hohagen, com o fundador do site Buscapé, Romero Rodrigues, e com o sócio da Positivo, Helio Rotenberg, surgiu o aplicativo 100% gratuito.
“A solução gratuita tira barreiras que a solução paga impõe ao pequeno empresário. Se você vai adotar uma versão paga existe toda uma dificuldade de experimentar o sistema, é preciso escolher muito bem. O fato de o aplicativo ser gratuito permite que o empreendedor use, teste e, se não gostar, pode trocar sem custo algum por isso”, explica Azevedo.
Ele conta que o aplicativo é o único a emitir notas fiscais no novo sistema adotado por São Paulo, o SAT (Sistema autenticador e transmissor de cupons fiscais eletrônicos), que deve abolir as impressoras fiscais no Estado até o final deste ano.
“Quem vai montar agora o seu negócio ou se formalizar e passar a emitir notas fiscais precisaria comprar um software para emissão de nota e nós somos o único emissor gratuito”, destaca Azevedo.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito