A rede de multisserviços Maria Brasileira decidiu incrementar seu portfólio de produtos e apresentará ao mercado fluminense, durante a Expo Franchising ABF Rio 2015, que será realizada de 1 a 3 de outubro, no Riocentro, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, seu novo nicho de atuação: o de cursos profissionalizantes, que contam com material didático gratuito e certificados de conclusão reconhecidos em todo o Brasil.
Por conta da falta de mão de obra qualificada no setor de limpeza, conservação, cuidados domésticos e comerciais, a empresa aderiu ao segmento com o intuito de oferecer capacitação rápida e eficiente para um público que pretende se aprimorar na área ou mudar o ramo de atuação.
Pioneira ao agregar o novo produto ao tradicional serviço de limpeza, a rede de passa a ser a primeira do mercado a oferecer os cursos profissionalizantes, e prevê que seus franqueados aumentem em 12% o número de clientes por unidade com a novidade.
Em média, os cursos com carga horária a partir de 8 horas custam R$ 149 e as turmas são iniciadas com cerca de 10 pessoas. O público-alvo são empresas e condomínios que buscam capacitar seus colaboradores. As primeiras classes foram iniciadas em abril, com foco na especialização sobre a atividade de porteiro.
Nos próximos meses, serviços domésticos/organização e limpeza de ambientes também farão parte da grade de opções da rede, com cursos de babá, cuidador de idosos, jardinagem, motorista, passadeira, zeladoria, etc.
De acordo com o sócio-diretor da Maria Brasileira, Eduardo Pirré, a diversificação do portfólio é um diferencial da rede que não para de crescer. “Vamos capacitar pessoas em todas as unidades, de acordo com as necessidades do mercado de trabalho e, com o atual cenário econômico, acredito que nossa aposta seja certeira”, diz.
Apostando no Rio de Janeiro
Considerado como um dos cenários mais favoráveis ao empreendedorismo, o Rio de Janeiro tem atraído cada vez mais investidores, principalmente, quando o assunto envolve o mercado de franquias. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2014, o estado comportava 11,4% das sedes de franqueadoras do Brasil e 11,6% das unidades franqueadas, ficando atrás apenas do estado de São Paulo.
Pensando em atingir esse mercado promissor, a rede de franquias Maria Brasileira aproveita o bom momento do segmento de franchising para direcionar parte do foco de sua expansão ao Rio de Janeiro. Hoje, o estado representa 21% das unidades franqueadas já conquistadas em todo o território brasileiro.
A empresa conta com um portfólio de 15 serviços. Entre eles, alguns que despontam como os mais requisitados pelos clientes são faxina, Dog Walker (profissional especializado em levar o animal de estimação para realizar passeios e exercícios), Bom Vizinho (onde o morador contrata alguém para ir a sua casa e verificar o que for preciso), e cuidados pessoais em geral para crianças e idosos.
Atualmente, a companhia conta com 23 unidades em operação no estado, sendo 19 na cidade do Rio de Janeiro. Além disso, a rede prevê encerrar 2015 com 30 unidades em funcionamento na região. “Em longo prazo, nosso plano ainda prevê triplicar este número de franquias. As regiões serrana, dos lagos e interior estão sendo observadas com muita intensidade”, afirma o sócio-diretor da Maria Brasileira, Felipe Buranello.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito