O diretor da Empório do Mel, Renato Azevedo, acredita que a alimentação saudável deixou de ser uma moda para se tornar uma tendência. Em entrevista ao Mapa das Franquias, o executivo falou sobre as mudanças nos hábitos alimentares do brasileiro e destacou a existência de uma mudança gradual no hábito alimentar do brasileiro.
“A leitura que a gente faz da situação é que está havendo, aos poucos, uma mudança no comportamento alimentar do brasileiro. Está ficando mais acessível e mais gostoso se alimentar de forma natural”, destaca Azevedo.
Especializada na venda de produtos naturais e orgânicos, a rede conta com uma fábrica localizada em Mairinque e lojas nos shoppings Bourbon, na Pompéia, Market Place, na Vila Cordeiro, e também no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
O diretor da marca, Renato Azevedo, explica que o hábito da alimentação saudável nasceu, inicialmente, no Rio de Janeiro e espalhou-se com o passar dos anos para São Paulo – principal mercado consumidor do país – de onde passou a ser “exportado” para as diversas regiões do país.
“Como qualquer tendência que é desenvolvida em grandes polos comerciais, a alimentação saudável acabou se espalhando pelo Brasil. A gente nota muito isso com a procura por nossos produtos fora do Estado. Então as pessoas tem experimentado e a gente nota que cada vez mais que o pessoal de fora de São Paulo está se interessando por isso”, avalia o diretor da rede Empório do Mel.
A rede atualmente trabalha com 60% de produtos de fabricação própria, além de revenda de outras marcas, e viveu, nos últimos três anos, um aumento de quase 50% na movimentação de suas lojas, passando de 800 pessoas atendidas por dia para cerca de 1.300. Os números são citados por Azevedo e endossam a sua avaliação de que alimentação saudável é uma tendência apesar das avaliações médicas e pesquisas que apontam para um aumento no índice de obesidade do Brasil e do mundo.
“Eu acredito que é uma tendência (de obesidade) que aos poucos vai se revertendo, é um negócio que demora pra pegar – até mesmo porque o mercado de produtos naturais ainda é algo pequeno e em desenvolvimento. A gente nota que fora do Brasil isso já está acontecendo e, nesse tipo de coisa, o país tende a ir na mesma direção, apesar de não ser na mesma velocidade”, explica o executivo.
Como exemplo, ele cita as mudanças de mercado como a maior oferta de bebidas não gaseificadas como chás e sucos, e a venda de saladas e frutas em redes que tradicionalmente aliavam sua imagem a alimentos práticos e pouco saudáveis, como o Mc Donald’s.
“São sintomas que mostram, mais ou menos, para onde está indo o comportamento do consumidor. E tendência é algo que não muda de uma hora pra outra. No futuro, as pessoas estarão cada vez mais preocupadas em se alimentar melhor”, conclui Azevedo.
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