Encontrar um negócio para investir que garanta alta lucratividade é um trabalho hercúleo em tempos de crise. Quem busca uma franquia precisa olhar atentamente para setores que crescem constantemente e, ainda, que apresentem custos operacionais baixos. Evitar o canibalismo é outra questão importante, afinal, a concorrência de determinados setores é assustadora.
A Amiste Café – franqueadora na área de locação de vending machines, com foco especial nas máquinas de café expresso e outras bebidas quentes – oferece um negócio ímpar para quem quer fugir do alto custo de shoppings, não quer trabalhar nos finais de semana, deseja atender o público corporativo (B2B) e aposta em sua capacidade de manter uma carteira de clientes para que o negócio se desenvolva. “Temos quatro lojas próprias localizadas em Londrina (PR), Maringá (PR), Campo Grande (MS) e Belo Horizonte (a mais nova da rede), além de uma franquia em Curitiba (PR). Todas elas vão muito bem, apresentando crescimento mês a mês e alcançando cada vez maior lucratividade, que chega a 25%. Para se ter ideia, nossa primeira unidade, instalada em Londrina há 14 anos, chega a faturar R$ 300 mil por mês, com lucratividade de 30%”, comenta Eduardo Vicente, franqueador.
Vicente explica que atuar no segmento de locação de máquinas de café e bebidas quentes – o principal foco da Amiste Café – é algo pouco explorado nas cidades fora do eixo RJ-SP e muito promissor. “Mais de 60% das vending machines são do segmento em que atuamos, o Office Coffee Services. Elas movimentaram R$ 1 bilhão no ano passado, e a perspectiva para 2015 é que este faturamento seja 12% maior. Oferecemos máquinas de diversos portes, para diferentes necessidades, e o locatário pode escolher se deseja cobrar ou não as bebidas de seus clientes finais”, contextualiza.
Além do valor da locação, o franqueado também ganha com a venda de insumos – café, chocolate e outras bebidas – todos de marca própria. E precisa prestar suporte técnico caso surja algum problema com as máquinas locadas ou mesmo se surgir a necessidade de regulagem. “A franqueadora treina o franqueado nesta parte técnica e oferece um suporte constante”, completa o franqueador.
Diferenciais do negócio Amiste Café
1) É um negócio B2B – O franqueado Amiste Café atenderá somente empresas, que sabem que é mais barato e vantajoso terceirizar a máquina de café e bebidas quentes.
2) Não exige ponto comercial de alto valor – Para iniciar as atividades, o franqueado da Amiste Café precisa ter um ponto comercial que o permita montar o escritório, a oficina e um show room, para receber os clientes que querem ver as máquinas de perto. Porém, este showroom não precisa ser localizado em shoppings ou em ruas de grande movimento.
3) Não exige que se trabalhe nos finais de semana – Mesmo fazendo a manutenção dos equipamentos, o franqueado não precisa trabalhar no final de semana. Basta ele ter um técnico que fique de plantão e seja localizado para realizar os reparos caso haja algum problema, algo que acontece com baixa frequência.
4) É um negócio que se mantém com a carteira de clientes e cresce constantemente – Uma franquia da Amiste Café é um negócio no qual se investe para uma vida toda. Isso porque o segmento cresce ano a ano e, com uma carteira de clientes inicial, o franqueado mantém a estrutura, podendo crescer constantemente sem precisar aumentar consideravelmente seus custos fixos, ganhando cada vez mais escala com a operação.
5) O investimento em uma unidade Amiste Café é modular – O investimento inicial é de R$ 120 mil, valor composto por taxa de franquia, capital de giro, adequação do ponto comercial e 15 máquinas para locação. O investimento futuro passa a ser modular: conforme a área comercial vai captando clientes, o franqueado investe na compra de novas máquinas para atendê-los. Ao longo de 24 a 30 meses, ele investirá um total de aproximadamente R$ 330 mil, mas com a segurança que esse investimento trará retorno imediato com a máquina locada.
6) O negócio não precisa de uma grande equipe para ser iniciado – Na Amiste Café, o franqueado e mais um funcionário bastam para começar o negócio.
No ano passado, a rede atingiu um faturamento de R$ 3,4 milhões e a ideia é crescer 30% em 2015.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!