Comprar sapatos é um hábito de consumo que não é movimentado e praticado apenas por mulheres. Segundo uma pesquisa realizada pela Fecomércio, os brasileiros em geral gastaram cerca de R$ 22 bilhões com calçados no ano de 2014.
Segundo o estudo, deste total, R$ 12 bilhões são gastos das mulheres e R$ 10 bilhões dos homens. O que comprova que as mulheres consumiram 20% a mais de sapatos.
Um exemplo deste mercado em ascensão é o do empresário Renato Kuyumjian, da Quinta Valentina, que investiu em sua própria rede de venda direta de calçados femininos. “Em 2014, formatei meu negócio e o resultado, pouco mais de um ano depois, superou todas as expectativas. A rede soma 81 unidades em operação, distribuídas por 24 estados, com faturamento estimado de R$ 10 milhões para 2015”.
No ano passado, a Quinta Valentina vendeu aproximadamente 20 mil pares de sapatos, o que equivale a R$ 5 milhões. E a empresa pretende dobrar este número em 2015 com as novas unidades.
Como a venda da Quinta Valentina é realizada de porta em porta para suas clientes, a grande inovação da marca foi criar uma vitrine móvel chamada de shoe bag – nela, é possível levar de 20 a 30 pares de sapatos e expor as peças a todas as clientes por meio de prateleiras que estruturam a shoe bag.
Para compor o mostruário, a marca conta com cerca de 280 modelos de fabricação própria, renovados constantemente. Em média, cada unidade trabalha com um mix de 60 modelos, selecionados de acordo com o perfil de sua clientela. Há opções para todos os gostos, do clássico ao fashion, com tíquete médio entre R$ 189 e R$ 279.
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