Há um ano operando no Brasil, a Petland – rede de franquias (EUA) líder em comercialização de pets no mundo, com 48 anos de história no mercado Pet e presença global – segue firme com o plano de crescimento da marca. Com dez lojas na capital paulista (seis em operação – dentre elas duas unidades próprias nos bairros de Campo Belo e Higienópolis – e quatro em construção), a meta da empresa é ter, somente na grande São Paulo, 302 unidades até 2020.
“Toda operação fora de São Paulo é executada por um máster franqueado. No momento, temos lojas-piloto também em Salvador (BA), Curitiba (PR). Em Vitória (ES) devemos abrir em setembro de 2015. O plano de expansão para a Bahia prevê 25 lojas, para o Paraná 40 lojas e 15 unidades no Espírito Santo até 2020”, conta Rodrigo Albuquerque, sócio-diretor da empresa no Brasil. Outros estados estão na mira para expansão da Petland – Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Distrito Federal e Pernambuco.
Os números são animadores. O faturamento médio, dependendo do tamanho da loja, pode chegar a R$ 876/m² quando a empresa atinge maturidade. O investimento inicial na franquia é a partir de R$ 350 mil, incluindo o treinamento de 10 dias na Universidade Petland. O prazo de contrato é de cinco anos, e o retorno vem de 24 a 36 meses.
Modelo de negócio
A Petland traz ao mercado brasileiro o conceito único no mercado Pet. Lojas de bairro que forneçam uma experiência de compra inesquecível. “A palavra de ordem na empresa é interatividade! Possuímos animais nas lojas e áreas de socialização, permitindo que as pessoas brinquem com os filhotes e tenham uma experiência de fato diferente. Atrelado à interatividade, nossos Petlanders são devidamente capacitados para vender informação e não simplesmente produtos”, afirma Albuquerque.
Ainda segundo o executivo, esse modelo de negócio traz como conceito o atendimento baseado em geração de valor, permitindo aos lojistas potencializarem suas vendas e aos clientes melhorarem o relacionamento com seus pets, por meio de um vasto conteúdo. “A venda dos produtos está diretamente ligada à qualidade do atendimento e abordagem inteligente. Estamos nos posicionando no mercado como lojas de conveniência Pet, com política de preços atraente”.
A operação Petland contempla banho & tosa, day-care, venda de rações, acessórios e filhotes. A rede também oferece serviços diferenciados como, por exemplo, pet retrato, plano de saúde, entre outros.
“Segundo a Abinpet, o Brasil é o segundo maior mercado do mundo, com faturamento de R$ 16,7 bilhões. Todavia, falta profissionalismo no setor, com atendimento qualificado e experiência de compra. Baseado nessas premissas, a Petland está no Brasil para mudar o jeito que as pessoas vão a um pet shop”, afirma Albuquerque.
2PRÓ Comunicação
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