Trabalhar com a família não é tarefa fácil, principalmente porque é preciso muito cuidado para não misturar os assuntos do lar e as possíveis divergências e discordâncias com o dia-a-dia profissional. Nas franquias, não é diferente, mas muitas famílias – principalmente mães e filhos – têm alcançado sucesso à frente dos Negócios.
Sandra e Camila Sischberg são mãe e filha. Sandra é designer de bijuterias finas e Camila é psicóloga. Mas a paixão por uma franquia que pudesse trazer ainda mais proximidade entre as duas falou mais alto e elas investiram numa franquia do Mr. Cheney, que vende cookies e doces americanos. Com temperamentos bem diferentes – a mãe mais calma e a filha mais agitada – o clima entre elas mesmo assim anda de vento em popa na hora da dedicação ao trabalho. As duas chegam a vender até 700 cookies por dia na loja do Shopping Morumbi, em São Paulo. “Já estamos até nos entendendo melhor, as discussões de família diminuíram bastante”, afirma Camila.
Maria José e Rafael Queiroz, mãe e filho, trabalham juntos há 9 anos, administrando a unidade de Uberada (MG) da Park Idiomas – rede de franquias de escolas de inglês. Rafael, quando tinha apenas 21 anos, resolveu abrir uma franquia da Park Idiomas – rede de escolas de inglês e pediu para a mãe ajudá-lo no dia a dia do trabalho. Maria José então se aposentou e abraçou a oportunidade ao lado do filho. “É maravilhoso poder trabalhar ao lado do meu filho, pois além de estarmos juntos cada dia mais, ele me ensina muitas coisas, como técnicas de vendas e eu consigo ensiná-lo como ser mais tolerante e compreensivo”, explica a mãe. Ela conta que para manter ainda mais o profissionalismo, eles não se dirigem um ao outro como “mãe” e “filho” e também não levam os problemas de casa para o trabalho e vice-versa.
O consultor e especialista em Franchising , Marcus Rizzo, acredita que o modelo de franquia é ideal para quem quer ter o próprio negócio sem ficar longe da família. “As franquias envolvem mais as famílias do que qualquer outro negócio, pois é um projeto de vida onde alguém resolve investir num novo empreendimento e envolver a família ao mesmo tempo”. E completa: “Como as franquias só são bem-sucedidas com muito trabalho, os membros da família não precisam ser sacrificados por não ficarem muito tempo juntos”.
Inédita Comunicação
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