O tradicional cafezinho brasileiro é uma tradição que não sai de moda, somente entre 2013 e 2014, o total nacional consumido superou a marca de 22,3 bilhões de toneladas, mantendo um consumo permanentemente forte e alcançando um crescimento de 1,24% em comparação com o período anterior.
Este crescimento, além de favorecer as exportações, também impulsiona o aumento do consumo interno de café. Somente em 2014 foi alcançada a marca de 4,89 sacas per capta, que são consumidas em casa, mas principalmente em ambientes como cafeterias e lojas especializadas.
De acordo com dados da ABIC (Associação Brasileira do Café), as expectativas para 2015 seguem positivas. É esperado um crescimento do consumo impulsionado especialmente pela diversidade de produtos oferecidos e também pela qualidade.
De acordo com o presidente da Abic, Takamitsu Sato, “As secas de 2014 e a atual, não prejudicaram a qualidade do grão de forma expressiva e em muitas regiões produtoras, a qualidade foi excepcional. Isto permitiu a indústria manter ou melhorar os seus produtos.”
Superando as dificuldades de produção, com a crescente presença em regiões como o nordeste e o centro-oeste e com a forte presença no mercado de grandes marcas, marcas regionais, as variedades de cafés tradicionais, fortes, extra-fortes, cafés gourmet e superiores, a resposta dos consumidores permanece sendo fortemente estimulada.
Oportunidades de franquias de cafeteria em expansão
Aproveitando este cenário e o fato de que mais de 64% do consumo de café ocorre fora de casa, as franquias de cafeterias permanecem fortes e sólidas, resistindo mesmo às interferências sazonais. Esta estabilidade vem permitindo inclusive, que marcas nacionais planejem uma expansão internacional da rede.
A franquia Grão expresso, por exemplo, acredita conquistar neste ano um crescimento superior a 15% e de acordo com o gerente de expansão Breno Bromberg, em entrevista para o Diário da Indústria e Comércio em dezembro de 2014, o plano de expansão em 2015 prevê abertura de filiais na Europa e Estados Unidos.
Outra marca que apresenta forte otimismo é a Master Blenders, detentora da marca Café Pilão, ela possui duas redes, a Casa Pilão, marca mais nova com 17 unidades abertas e o Café do Ponto com 87 lojas em operação.
O objetivo é chegar à marca de 250 lojas das duas marcas em quatro anos, para isto, a companhia tem buscado lugares alternativos para instalação de suas franquias, como livrarias, lojas de construção e universidades por exemplo.
A Fran’s Café, também com forte presença no mercado, possui modelos diferentes de negócio. O franqueado pode optar por uma loja 24 horas, loja padrão em shoppings centers ou o modelo Station. Com mais de 150 lojas em operação.
Esta rede também possui um plano ambicioso de desenvolvimento para 2015. A marca espera inaugurar pelo menos mais 30 lojas e crescer em um ritmo anual de pelo menos 10% e até 2016, a estimativa é evoluir para um total de 230 franquias em operação, para isto, seu plano de expansão inclui a forte presença em lugares como aeroportos.
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