O bom treinamento da equipe é um importante passo para que a franquia que será aberta seja de sucesso. Este serviço depende unicamente do franqueador e de seus parceiros e a qualidade do que for ensinado deve ser avaliado pelo futuro franqueado antes da assinatura do contrato. Além disso, o bom treinamento do franqueado tem resultado nos objetivos conquistados pelo empreendimento, já que será ele o responsável pela equipe que atuará no dia a dia da franquia e terá contato direto com os clientes.
André Machado, diretor da Compra Store, empresa de padronização de franquias, explicou que o treinamento quando encarado como uma especialização dentro da rede de franchising é uma garantia de que este serviço será bem executado e irá auxiliar o franqueado antes e depois da franquia aberta. O diretor disse que a especialização é muito importante, principalmente para tirar todas as dúvidas existentes sobre os serviços oferecidos pela marca. “Sei que não é fácil em apenas uma semana sanar todas as dúvidas existentes. Mas é de extrema importância que o pós-treinamento seja acompanhando de perto pelo suporte da franqueadora. Ou seja, quando o franqueado volta para a sua cidade, volta com muitas dúvidas. É nesse momento que a empresa deve acompanhar de perto este novo franqueado”, explicou.
Para Machado o treinamento engloba diversos aspectos, dentre elas o fortalecimento e a promoção da rede durante a especialização. Essa ação dentre outras ajuda na padronização na rede. André, no entanto, lembra que muitos erros são cometidos pelos franqueadores no momento do treinamento, seja por ansiedade ou falta de preparo, sendo assim, devem ser evitados. “Vejo muito por ai falta de preparo dos apresentadores como nervosismo, erros de português e slides cansativos. Outros erros frequentes são: sinal de internet lenta, as salas muitas vezes pequenas e sem nenhum conforto e também a falta de detalhamento de pauta. A dica é realizar o oposto de tudo isso!”, salientou.
O diretor da rede de franquias Loja das Torcidas, Samadhi Müller, concordou com André e falou que um bom treinamento necessita de competência do mediador, material didático bem elaborado e treinamento prático.
De acordo com Müller, o ótimo atendimento é o principal requisito para fidelizar os clientes em uma unidade franqueada. Logo, ele entende que o treinamento prático é essencial. “Nós levamos esse princípio muito a sério. Além do conhecimento teórico, oferecemos também a prática, inauguramos recentemente uma unidade modelo em São José do Rio Preto para ensinar na prática o que explicamos na teoria. Vemos mais resultados”, ressaltou.
Segundo o empresário, este metódo utilizado consiste em capacitar os franqueados na sede da empresa, no qual cada franqueado recebe separadamente todo o aprendizado necessário para a sobrevivência da unidade, e posteriormente este aprendizado é passado para a equipe. “Nós explicamos passo a passo para o franqueado o que acontece dentro da franqueadora, em nosso treinamento contamos com nossa equipe de assessoria de imprensa, publicidade e toda a equipe interna abordando o mercado, como fazer pedidos, como escolher seus funcionários, entre outros itens importantes”, explicou.
Samadhi contou que todo o treinamento foi preparado por meio de consultorias especializadas e é bastante elogiado pelos franqueados que participam. “Recebemos feedback positivo, nosso treinamento tem sido aprovado por todos”, concluiu.
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